06 ABR 2023
Prefeitura reforça policiamento nas escolas para segurança dos alunos
Por determinação do prefeito, Dr. Dario, ação já ocorreu nesta quinta-feira e, estrategicamente, não foi divulgada antecipadamente
A Prefeitura de Vinhedo reforçou nesta quinta-feira (06) o policiamento nas escolas, através do PAE (Patrulheiro Amigo da Escola), desenvolvido pela Guarda Civil Municipal. A ação será permanente em esquema de rodízio em todas as escolas da Rede Municipal.
Guardas Municipais treinados para este fim estiveram pela manhã em várias unidades de ensino, reforçando a patrulha na entrada das crianças e adolescentes e, também, estarão na saída dos alunos.
“Já está em fase final de licitação a aquisição de TAGs inteligentes para que os pais possam rastrear em tempo real os filhos nas escolas, bem como outras medidas, como a implantação de biometria com catraca nas escolas municipais. Além do reforço no patrulhamento que já teve início nesta quinta-feira, vamos colocar mais duas viaturas nas ruas para este fim, finalizar a colocação das câmeras de monitoramento em todas as escolas e implantar o botão de pânico”, destacou o prefeito dr. Dario Pacheco.
Segundo o secretário de Segurança, Osmir Cruz, o reforço do policiamento não foi divulgado antecipadamente e nem seguirá uma ordem cronológica, justamente por uma questão estratégica. “Vamos implantar um número de WhatsApp específico para receber denúncias anônimas ou indícios de atitudes suspeitas que ficará disponível para toda a comunidade escolar”, acrescentou.
A Guarda Civil Municipal vai operar em sistema de rodízio em todas as escolas para ampliar a sensação de segurança de pais e alunos, após o incidente ocorrido em Santa Catarina. A implantação das câmeras de segurança nas escolas já está em andamento com a aquisição, no ano passado, de 450 novos equipamentos com integração direta com o COI (Centro de Operações e Inteligência) da GCM.
Com o botão de pânico, a medida será ampliada, permitindo o deslocamento ágil e seguro dos guardas mais próximos para possíveis ocorrências. As escolas também receberão vigilantes para auxiliar no monitoramento dos alunos. “A segurança dos nossos alunos é prioridade para a Secretaria de Educação. Já vínhamos implantando medidas para ampliar o monitoramento, mas é necessário que os pais e professores se atentem ao comportamento dos filhos”, lembrou a secretária de Educação Rogéria Nicoletti.
Os pais também também serão orientados sobre 10 tópicos sobre segurança pública para ampliar a comunicação entre escola e família.

Autor: Ana Cândida Briski