12 ABR 2023
SANEAMENTO
Ampliação da ETE Pinheirinho vai duplicar a capacidade de tratamento do esgoto
Implantação do sistema terciário na estação torna Vinhedo uma das pioneiras da região na remoção do fósforo
Na próxima sexta-feira (14), Vinhedo recebe oficialmente da Sanebavi e da Prefeitura Municipal, as novas instalações da ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Pinheirinho.

"Com o novo conjunto de equipamentos, tanques, dispositivos e reformas, a estação passa a ter capacidade para o tratamento do dobro de efluentes, aumentando a vazão de 140 para 220 litros por segundo, mais um compromisso de campanha que estamos entregando para a população de Vinhedo", comemora o prefeito de Vinhedo, Dr. Dario.

A ETE Pinheirinho foi construída em 2002, há mais de duas décadas, e atende cerca de 65% do município. Com as obras de ampliação e readequação, a unidade foi potencializada e está dimensionada para atender a atual e futura demanda frente ao crescimento do município.

“Estamos atentos ao desenvolvimento e seguimos com a proposta de oferecer saneamento de qualidade para a população de Vinhedo. A readequação do sistema ETE Pinheirinho permite que os moradores sejam atendidos com eficiência prevista pelos próximos 10 anos”, afirma  Jaderson Spina, superintendente da Sanebavi. De acordo com Spina, a nova estrutura está preparada para receber e tratar uma carga ainda maior, especialmente provenientes do setor Leste, região do Canjaranas e Santa Fé, áreas que estão sendo projetadas para em breve integrar o sistema municipal de tratamento. “Nossa meta é atender todos os bairros, inclusive aqueles que ainda utilizam fossas, como é o caso de alguns bairros da cidade. O investimento no tratamento de esgoto reflete em ganhos ambientais, saúde pública e no desenvolvimento sustentável da cidade”, afirmou o superintendente.

As obras de expansão da Pinheirinho contemplaram a implantação dos novos sistemas de armazenamento e dosagem de soluções, a implantação de dois sopradores, instalação de mais de 800 novos difusores e a implantação das duas novas caixas de areia. Além disso, outras inúmeras melhorias estruturais foram executadas no sistema, dentre elas, a limpeza e impermeabilização dos tanques antigos e a reforma geral dos dois decantadores. O tanque de contato também recebeu impermeabilização e mais de 90 novos difusores, além da revisão das nove linhas de operação. “Em 20 anos, essa é a primeira vez que todos os equipamentos dos decantadores e do tanque de contato passaram por revisão, reparos estruturais e substituição por desgaste”, diz Foster Gomes, diretor de ETEs da Sanebavi. Todo esse trabalho, de acordo com o diretor, melhora significativamente o desempenho da estação.

Tratamento terciário

Além de duplicar a vazão, a modernização da ETE Pinheirinho permite uma eficiência acima de 90% de remoção da carga orgânica, e mais, a estação é uma das pioneiras da região a implantar o sistema terciário de tratamento. A unidade terciária, que será inaugurada nesta sexta-feira (14), juntamente com a ampliação, é responsável pela remoção de mais de 95% do fósforo, nutriente resistente às duas primeiras etapas de tratamento e que causa problemas de impacto ambiental como a eutrofização dos corpos d´água. O tratamento terciário é a última etapa antes do lançamento no Ribeirão Pinheiros, afluente do Rio Atibaia, que segue curso para as cidades vizinhas, Valinhos e Campinas.

Vinhedo é uma das primeiras cidades a atender a legislação vigente que dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, atendendo as normativas do Plano das Bacias PCJ 2020 a 2035 “Em apenas dois anos e quatro meses do lançamento do Plano do PCJ, Vinhedo já adequou o sistema e implementou o trabalho de dosagem cloreto férrico para contribuir na remoção do fósforo da bacia do Rio Atibaia. Estamos empenhados e em sintonia com o trabalho que vem sendo feito pelo GAEMA neste sentido e temos o compromisso de buscarmos excelência e consolidarmos o município como referência na remoção de fósforo na Região Metropolitana de Campinas”, diz Jaderson Spina.

Obras da 2 fase de ampliação da ETE – Pinheirinho

- implantação de novos sistemas de armazenamento e dosagem de soluções,
- implantação de dois sopradores
-  instalação de mais de 800 novos difusores