12 ABR 2023
Segurança nas escolas é tema de encontro com diretores
Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana foi responsável pelo treinamento apresentando o funcionamento do Botão do Pânico
A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana, promoveu uma manhã de capacitação com os diretores das unidades de ensino de Vinhedo tendo como tema a segurança nas escolas. Realizado nesta quarta-feira (12 de Abril), no Ceprovi – Centro de Educação Profissional de Vinhedo, o encontro foi baseado no incidente que aconteceu recentemente em Santa Catarina, e nos boatos que estão circulando sobre possíveis atentados nas escolas, disseminando o pânico em todos.

Durante a reunião foi dito que não se pode ser ignorada toda essa situação. “A proposta é trazer a discussão para dentro das escolas, e mostrar o que tem no ambiente escolar, pois os colégios têm sido vistos ultimamente como um lugar perigoso, o que não é verdade”, disse a professora Rogéria Nicoletti, secretária da Educação.

Ainda segundo a professora, é compromisso de todos pensar em ações para promover a cultura da paz nas escolas. “A paz não é a ausência de conflitos, mas a presença de alternativas criativas para responder ao conflito, alternativas para as respostas passivas ou agressivas, alternativas a violência”, completou Rogéria.
A equipe do projeto Fortalecendo Vínculos também participou da reunião. Este projeto visa promover a saúde mental e o fortalecimento de relações interpessoais saudáveis a partir de atividades desenvolvidas no ambiente escolar, auxiliando no desenvolvimento socioemocional e sociomoral, e têm como proposta acolher os sentimentos, principalmente de medo e preocupação, que as crianças e os adolescentes vêm sentindo diante dessas fake news que estão saindo na internet.
Na prática, a ideia é escuta-los, e promover rodas de conversas, para entendê-los, pois só é possível lidar com o medo quando se identifca de onde ele vem.

Coube ao secretário de Defesa Social, Osmir Cruz, apresentar a disponibilidade de um aplicativo, denominado de “Botão do Pânico”, para que o diretor, coordenador ou professor, tenha a possibilidade, em uma situação de risco, de fazer o acionamento de forma mais rápida e segura. No momento que for acionado o botão, será enviada, na hora uma viatura para a escola, e será feito o que for possível para a segurança de todos.
Além disto, Cruz falou também sobre o patrulhamento que vem ocorrendo em todas as escolas de Vinhedo, com os Guardas Municipais fazendo visita em algumas pela parte da manhã, reforçando a patrulha na entrada das crianças e adolescentes, para ampliar a sensação de segurança de pais e alunos, e pela parte da tarde ocorre o policiamento, por meio de rondas, que consiste na passagem do Guarda Municipal até as escolas, para conversar com o diretor, coordenador, inspetor de aluno, e circular dentro das próprias unidades.
Autor: Ana Cândida Briski