02 MAI 2023
Última semana para se candidatar a Conselheiro Tutelar
São 5 vagas disponíveis e as inscrições vão até sexta-feira, 5 de maio
O período para se inscrever para Conselheiro Tutelar tem prazo de encerramento na sexta feira, 5 de maio, as cinco vagas disponíveis são para o quadriênio de 2024 a 2027. Até a data estipulada, os interessados podem se inscrever das 8h30 às 16h, de segunda a sexta-feira, na Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

Os candidatos eleitos terão uma carga horária de 30 horas semanais e remuneração mensal de R$ 3.355,27, com direito a vale alimentação de R$ 830,00 e vale transporte de R$ 300,00.

A função de Conselheiro Tutelar, além de exigir dedicação exclusiva, é também a responsável por atender e aconselhar os pais e responsáveis, podendo até mesmo aplicar medidas, como encaminhamento para programas de promoção da família ou de tratamento e orientação a alcoólatras e toxicômanos; e emissão de advertências, quando houver conduta que ameace o direito dos filhos.

Requisitos obrigatórios

De acordo com o edital da eleição do Conselho Tutelar (nº 001/2023), para se candidatar é obrigatório, a idade mínima de 21 anos, ensino superior completo e reconhecida idoneidade.

Além disso o candidato deve residir em Vinhedo há mais de dois anos, ser eleitor no município, ter experiência em atividade profissional ou voluntária em trabalho direto na área da criança, adolescente e família; e estar em dia com a justiça eleitoral, entre outras exigências.

Após o término das inscrições, o calendário prevê a análise da publicação da listagem dos candidatos deferidos e indeferidos e publicação do edital contendo a relação preliminar dos candidatos habilitados para realização do curso preparatório, que está previsto para acontecer em 11 e 12 de julho, e da prova escrita que deve ocorrer em 16 de julho.

A eleição ocorre no primeiro domingo de outubro (1º), com a divulgação dos resultados imediatamente após a apuração dos votos. A posse está prevista para 10 de janeiro de 2024.

Eleições do Conselho Tutelar (2024-2027)
Inscrição dos candidatos: até 5 de maio de 2023
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas
Local: Secretaria de Assistência Social e Cidadania - Rua Osvaldo Cruz, 299 - Centro