11 MAI 2023
Prefeitura prepara Plano Diretor de Tecnologia da Informação
Ideia é modernizar ferramentas de trabalho para que possam atender demandas da população com mais eficiência e velocidade
A Prefeitura de Vinhedo, pelo seu Departamento de Tecnologia da Informação, está caminhando para consolidar, pela primeira vez na cidade, um Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC). O processo faz parte da modernização que o prefeito, Dr. Dario Pacheco, tem adotado desde o início da gestão, tendo como um dos seus eixos a otimização da gestão administrativa e tributária a partir da integração de dados, o que vai permitir um melhor controle interno e uma resposta mais rápida às demandas externas.

Segundo o diretor de TI, José Carlos Seno, a ideia é modernizar as ferramentas de trabalho dos servidores municipais para que possam atender às demandas da população com mais eficiência, produtividade e velocidade.

Na prática, o PDTIC é um  instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), com o objetivo de atender às necessidades e informações da Prefeitura de Vinhedo, devendo ser implantado a partir de 2024, com validade até 2027, quando poderá ser revisado.

A utilização de um Plano Diretor de tecnologia estratégica irá trazer diversos benefícios para atingir as metas municipais, garantindo integração entre ações da TI e as estratégias organizacionais que deverão ser alcançadas através de ações e implementações de projetos de infraestrutura, pessoas e sistemas de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) em alinhamento com o Planejamento Plurianual (PPA), Plano Diretor do Município, Plano de Governo e as demais Secretarias.

“Além da melhoria nos gastos públicos e no serviço ao munícipe, o documento consegue justificar os recursos aplicados em TI, minimizando o desperdício, potencializando os benefícios de soluções e sistemas já implantados, garantindo o controle e aplicando novos recursos de maneira assertiva e objetiva”, explica José Carlos Seno.

A elaboração do Plano Diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação (PDTIC) está sendo liderada pelo Departamento de TI, com o auxílio das Secretarias de Administração, Educação, Finanças e Economia, Gestão Pública e Transparência, Governo e Justiça, tendo apoio da empresa contratada, via licitação, para sua implantação.

Seno esclarece também que o PDTIC irá considerar todas as áreas de atuação da Administração Pública, suprimindo inconsistências e práticas indevidas no uso de recursos de tecnologia da informação e comunicação. “A meta de todo executivo, e principalmente do Dr. Dario, é desburocratizar e transformar o governo de Vinhedo em exemplo de gestão tecnológica. Nosso objetivo é aumentar o desempenho da Prefeitura como um todo, trazendo melhores soluções para a gestão da máquina administrativa e para os atendimentos ao cidadão”, completa.

Esses serão alguns dos serviços que o PDTIC irá colaborar com a Prefeitura e a administração em geral, proporcionando mais tecnologia, controle, ampliações de projetos e metas atuais:

- Maior transparência ao munícipe;
- Implementar comunicações unificadas em todo ambiente público;
- Excelência ao cidadão ao utilizar atendimentos públicos;
- Proporcionar serviços automatizados a todos com maior rapidez e agilidade;
- Maior compartilhamento de informações;
- Desburocratizar o acesso aos serviços municipais;
- Adequações necessárias de acordo com a Lei Geral de Proteção de dados (LGPD);
- Ampliar o acesso à intranet seguro e de alta performance em locais de grande fluxo;
- Investir na melhoria da infraestrutura de TI aos servidores públicos e usuários municipais;
- Manter os sistemas informatizados atualizados e em pleno funcionamento;
- Alocação mais adequada dos recursos da área de TI de acordo com as prioridades institucionais

Na sequência das fotos, a primeira reunião preparatória do grupo de trabalho para implantação do PDTIC
Autor: Sophia Ribeiro