11 MAI 2023
Prefeitura investe R$ 5,1 milhões em obras na região do “Jardim 3 Irmãos”
Bairros Nova Vinhedo e Jardim Santa Claudina também recebem intervenções, sendo algumas de ações emergenciais
Os números surpreendem. São nada menos de R$ 5,1 milhões de investimentos em obras de infraestrutura que irão melhorar, e muito, o fluxo de veículos na região do Jardim 3 Irmãos. Uma melhora na mobilidade urbana que, há décadas, é aguardada pela população local, encurtando distâncias, melhorando o tráfego e oferecendo uma maior segurança aos motoristas e pedestres.

Pra começar, até a metade deste ano, deve ser concluída a pavimentação asfáltica da Rua Itororó, que também foi alargada em seus quase 400 metros de extensão. Com investimento de R$ 2,5 milhões, estão sendo aplicadas cerca de 716 toneladas de asfalto, além da implantação de guias, sarjetas e drenagem de águas pluviais.

Nesse corpo também consta, ainda na mesma região do 3 Irmãos, a interligação da própria Rua Itororó com a Rua Antônio Vendramini, com pavimentação asfáltica. Um investimento de mais R$ 1,2 milhão em 270 metros de extensão e também com implantação de guias, sarjetas e drenagem de águas pluviais. E assim, com a execução destas ações, o trânsito, sentido Jardim Santa Claudina, que fica após o 3 Irmãos, é favorecido com um novo acesso.

Um novo acesso, também garantido, é a nova interligação entre a Rua Antônia Sterzeck com a Avenida Independência, uma obra em execução, orçada em R$ 1,4 milhão.

Essas intervenções fazem parte do programa Inova Vinhedo, um pacote de obras lançado no final de 2022, pela Prefeitura, apresentando uma série de ações que incluem aumento da produção de água, infraestrutura, tapa-buracos e reforma de todas as escolas e unidades de saúde, com orçamento que chega ao total de R$ 130 milhões.

“São demandas antigas que estamos nos dedicando a resolver. Um valor alto no investimento mas que, certamente, trará benefícios maiores para a mobilidade urbana”, explica o prefeito Dr. Dario Pacheco.

Em todos os casos acima as execuções incluem a implantação de rede de drenagem de águas pluviais para o escoamento de chuvas e a conservação das vias. E, assim que concluídas pelas empresas vencedoras da licitação, será a vez do Departamento de Trânsito intervir com a sinalização viária de todos os trajetos.

Mais obras na região

Além dessas ações que irão beneficiar a população de Vinhedo, com destaque aos moradores do 3 Irmãos, outras ações estão em andamento na região que inclui o Nova Vinhedo e o Jardim Santa Claudina.

No Nova Vinhedo a Rua Montevidéo está sendo interligada com a Rua Anésio Marciano, favorecendo o fluxo de veículos da Estrada da Boiada. Já no Santa Claudina as obras são todas emergenciais, resolvendo os problemas causados pela alta densidade das chuvas no início do ano.

A Escola “Jair Mendes de Barros” que teve parte da sua calçada colapsada causada pela infiltração de águas pluviais já está recomposta, bem como o sistema de drenagem de águas pluviais.

Em fase avançada, segue ainda o retaludamento e  rede de drenagem de água de chuva na Rua Júlio Pallaro, onde também margeia um córrego que agora terá uma nova travessia segura pra facilitar a travessia de pedestres. Já, próximo dali, a Rua Agostinho Pallaro sofre intervenções com pavimentação asfáltica, uma nova rede de drenagem pluvial e implantação de muro de arrimo em gabião.

O pacote de obras ainda inclui ações que estão em licitação, como o recape das ruas Olívio Thomé, Santo André, Guido Cinci, São Bartolomeu, Joana Fabri Thomé e São Felipe.

Obras de Mobilidade no ‘3 Irmãos’
Alargamento e pavimentação da Rua Itororó: R$ 2,5 milhões