17 MAI 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
GCM de Vinhedo apresenta nova viatura da Patrulha Guardiã Maria da Penha
Guardas conversaram com o prefeito sobre a importância do órgão da GCM e contaram sobre como os atendimentos estão sendo efetivos

Nesta quarta-feira (17), a Guarda Civil Municipal de Vinhedo apresentou o novo visual da viatura da Patrulha Guardiã Maria da Penha. Os novos adesivos colocados no veículo permitem uma distinção melhor do carro em relação às outras viaturas da GCM.

O secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Osmir Cruz, juntamente dos GCMs Kátia e Comandante Araújo, estiveram em reunião com o prefeito Dr. Dario Pacheco. Além de apresentarem a nova viatura ao prefeito, os guardas puderam conversar sobre a importância e como a Patrulha de Apoio à Mulher vem se mostrando eficiente.

“Termos um segmento da Guarda Municipal dedicado ao atendimento de mulheres vítimas de agressão nos permite melhor organização e eficiência no combate à violência doméstica”, disse Osmir Cruz.

A GCM Kátia explicou ao prefeito que o uso do Botão do Pânico também auxilia no atendimento das vítimas e mais agilidade nas ações da Guarda.

“Sabendo da existência da divisão dedicada à Lei Maria da Penha, as vítimas estão procurando a base da guarda para pedir auxílio e utilizando o Botão do Pânico. Somos procurados não só após a ocorrência, mas também para prevenir ataques e proteger as mulheres em situação de vulnerabilidade”, afirmou Kátia.

Vinhedo conta com a Patrulha de Apoio à Mulher (PAM), desde 2017. O órgão integrante da Guarda Civil Municipal (GCM) tem como objetivo disponibilizar atendimento e apoio às mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar no município.

Entre suas ações estão o monitoramento do cumprimento das medidas protetivas de urgência às mulheres que obtiverem a concessão do benefício; orientação à mulher em situação de violência, encaminhando-a aos órgãos da rede de atendimento; prevenção e combate dos diversos tipos de violência doméstica e familiar contra as mulheres, tais como violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial; e a promoção de estudos, palestras, seminários e outros eventos para divulgar os direitos das mulheres, em especial, o direito à vida sem violência.

Autor: Vinícius Zaia