18 MAI 2023
Alunos de Vinhedo terão 5 meses de oficina fotográfica
Oficinas serão realizadas entre maio e outubro; trabalhos produzidos vão ser expostos em uma mostra fotográfica
O universo da fotografia está sendo apresentado para alunos de duas escolas da rede municipal de ensino de Vinhedo. Entre maio e outubro, estudantes das Escolas “Dra. Nilza Maria Carbonari Ferragut”,  “CIC Eduardo Von Zuben” e "André Franco Montoro" participam do projeto “Foto Studio – Panorama Brasil”, em oficinas com aulas teóricas e práticas.

O objetivo central é a difusão do mundo das artes visuais, da cultura e da fotografia. Durante os encontros todos receberão noções sobre fotografia urbana, humana e de natureza. E, para isso, irão contar com o uso de equipamentos de apoio, como máquinas fotográficas, projetor e som. Isso para promover maior integração com esse universo. Um material teórico também é disponibilizado aos participantes, e o destaque é que os manuais ainda possuem versão impressa em braille.

Após a conclusão das oficinas, os trabalhos realizados pelos participantes serão expostos em uma mostra fotográfica, aberta ao público, por dois dias. Além disso, serão confeccionados e distribuídos calendários com as fotografias produzidas pelos alunos.

O projeto “Foto Studio - Panorama Brasil” é realizado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal. Com a produção da Sancell e apoio da Incentivar, em Vinhedo a ação conta com patrocínio da Avery Dennison.

Segundo os organizadores, em 2023, serão realizadas 200 oficinas do “Foto Studio – Panorama Brasil”, com 20 oficinas por turma, com 30 participantes, para o público infanto-juvenil e adolescente, em escolas públicas e instituições sem fins lucrativos, em todo território nacional.
Autor: Camile Heinzl