Equipes oferecem abrigo, comida, agasalhos e roupinhas para animais de estimação aos moradores em situação de rua que não querem sair das ruas
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Vinhedo iniciou no último dia 15, a terceira edição da ‘Operação Noites Frias’, com o atendimento médio de 26 pessoas por dia. A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança e o amparo às pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios do ano.
A equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social está trabalhando arduamente para encaminhar as pessoas em situação de rua para abrigos adequados, onde possam permanecer em segurança durante o inverno. No entanto, para aqueles que recusam o encaminhamento, a equipe oferece cobertores, agasalhos, gorros e alimentação.
“Com a união de esforços da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, das equipes de abordagem social, da população e de instituições parceiras, espera-se que a Operação Noites Frias possa oferecer acolhimento e apoio necessário a um número ainda maior de pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios do ano em Vinhedo”, destaca o prefeito Dr. Dario.
Uma preocupação importante da Operação Noites Frias é com os animais de estimação das pessoas em situação de vulnerabilidade. Por isso, a equipe também está acolhendo os animais, fornecendo roupas e ração, através de doações do Conselho do Bem-Estar Animal (Combea), para garantir seu conforto durante o período de baixas temperaturas.
“A população de Vinhedo está convidada a colaborar com essa operação, auxiliando na identificação de famílias e pessoas em situação de rua, para que as equipes possam oferecer o apoio necessário. Além disso, é possível contribuir por meio da Campanha do Agasalho 2023, que está em andamento e visa dar suporte à Operação Noites Frias”, reforça a secretária de Assistência Social, Cristina Mazon.
A Operação Noites Frias 2023 ocorrerá até o dia 30 de agosto, atuando como uma ação emergencial em temperaturas abaixo de 13 graus. O Serviço Especializado em Abordagem Social está disponível para contato de segunda a domingo, até às 20h, através do telefone e WhatsApp: (11) 9.4731-7976. Após esse horário, a Guarda Civil Municipal (GCM) estará disponível para atender às demandas, através do telefone 153.