06 JUN 2023
OBRAS PÚBLICAS
Vinhedo conclui obras emergenciais de retaludamento na Rua 21 de Abril
Com R$ 750 de investimentos, a área não representa mais risco de deslizamento; local também recebeu uma escada pra facilitar o caminho dos moradores
A Prefeitura de Vinhedo realizou, na manhã desta terça-feira (6), a entrega das obras emergenciais de um talude entre as ruas 21 de Abril e Sebastião Matheus, na região da Capela. Tendo à frente a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o local recebeu trabalhos de contenção de deslizamentos e reparos na viela de drenagem de chuvas.

“Estamos entregando mais uma de nossas obras emergenciais. São trabalhos fundamentais para a garantia de segurança de moradores que viviam, até então, em uma área considerada de risco. Chegamos a quinta obra emergencial entregue em menos de 6 meses”, declarou o prefeito de Vinhedo, Dr. Dario Pacheco.

O terreno inclinado, localizado entre os bairros Von Zuben e Palmares, apresentava riscos aos moradores há, pelo menos, duas décadas. Sob a prioridade da Operação Verão, iniciada em outubro do ano passado, a obra atende a uma solicitação antiga da população local.

“Era um problema que persistia desde a época que mudei para o bairro, em 2003. É um alívio e uma grande felicidade o resultado dos trabalhos. Me sinto mais segura, com certeza”, afirma Benta Ribeiro, de 76 anos, moradora do bairro Jardim Palmares.

Os trabalhos contaram com 200 metros de retaludamento e uma nova rede de escoamento de água das chuvas, com escadas hidráulicas e caneletas. O espaço ainda ganhou 15 postes de luz led e o plantio de grama em toda sua extensão.

Ainda no local, uma escadaria foi construída para facilitar a ligação entre os dois pontos. “A travessia era de terra e mato. A descida prejudicava muito a passagem entre os bairros. Agora, é um local totalmente diferente. Estamos realizados”, assegura Donizete Ribeiro, aposentado, morador do local há 30 anos.

O investimento foi de aproximadamente R$ 750 mil, feitos com recursos da própria Prefeitura.

Além do prefeito, e secretários municipais, o ato contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Paulinho Palmeira, e também dos vereadores Inês Diogo, Val Souza, Pastor Léo, Mazinho, Thiago Marra e Thiago de Paula.

Obras emergenciais

Desde o início do período de chuvas, em dezembro do ano passado, o Departamento de Defesa Civil de Vinhedo vem agindo para mitigar os estragos ocasionados pela forte quantidade de chuvas. Paralelo a isso, a Prefeitura, pela Secretaria de Obras, tem agido de forma rápida em obras emergenciais, investindo mais de R$ 23 milhões, para resolver problemas antigos, e até históricos, e outros surgidos recentemente.

Ao todo, são 13 obras emergenciais. Destas, cinco já foram concluídas, enquanto as demais estão em fase avançada de execução, mas já não representam risco grave à população.
Autor: Giovane Marques