07 JUN 2023
EDUCAÇÃO
Alunos de Vinhedo conquistam medalhas de ouro e prata em Olimpíada de Matemática
Cerimônia de premiação aconteceu em Florianópolis, na última segunda-feira
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) realizou sua maior premiação nacional, até o momento, reunindo mais de mil alunos em Florianópolis (SC), na última segunda-feira (5). Três alunos da Escola Municipal Integração de Vinhedo participaram do evento e foram premiados com medalhas de ouro e prata.
Os alunos Pedro Otávio Araújo Escobar e Sofia Muzeka Aranha, conquistaram o ouro, e a aluna Clara Muzeka Aranha, foi medalhista de prata. Já o aluno Gustavo Salles Estevam, que conquistou o bronze, mas não pode estar no evento, e terá sua medalha entregue posteriormente em uma cerimônia em Campinas.
“Esses estudantes exemplares são reconhecidos pelo seu notável empenho, talento e pela conquista alcançada na OBMEP. O desempenho deles na competição é motivo de orgulho para a comunidade de Vinhedo, e é ainda um retrato da educação de qualidade que estamos oferecendo”, destacou a secretária de Educação, professora Rogéria Nicoletti.
Os alunos foram acompanhados durante o evento pelo coordenador Paulo Eduardo Rodrigues de Oliveira e tiveram a oportunidade de participar de três dias de atividades acadêmicas lúdicas, assistir a apresentações, trocar experiências com estudantes de todo o país e ainda concorrer a um sorteio de brindes.
A cerimônia completa pode ser assistida através do seguinte link: https://www.youtube.com/live/DQu2Et9oeqM?feature=share.

Sobre a OBMEP
Criada e realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), com apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), a competição é promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. Outros objetivos da iniciativa são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade.
Autor: Camille Heinzl