21 JUN 2023
Vinhedo é a 1ª na RMC com mais de 20% das empresas dedicadas à exportação
Atualmente, 20 novas empresas da cidade estão no mercado internacional
Vinhedo é a primeira cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC) com mais de 20% das empresas dedicadas à exportação de produtos e insumos. Os dados são do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX-Facamp) que realizou uma capacitação coletiva de Exportação, Promoção Comercial e Captação de Clientes no Exterior no último dia 20, no Ceprovi.

O evento reuniu cerca de 50 empresários da região, autoridades, empresas atendidas pelo projeto, empresas associadas e parceiros. “Para alavancar ainda mais nossa indústria, estamos construindo a Avenida 3, dividindo nosso distrito industrial ao meio, que vai garantir um novo acesso à região (local de grandes indústrias e empresas). Atualmente, Vinhedo possui a 3ª maior relação Exportações/PIB da RMC, com 13,9%”, afirma o prefeito Dr. Dario.

Com o apoio da Prefeitura de Vinhedo, Acivi, Ceprovi, Câmara de Vereadores de Vinhedo e Lions Club International, o encontro contou com palestras acerca do tema e, principalmente, dados sobre a cidade. Segundo dados apresentados pelo monitor extensionista do Núcleo PEIEX Facamp, Olavo Furtado, em 2019 Vinhedo foi a única cidade da RMC com mais de 20% de suas empresas dedicadas à exportação, e registra, atualmente, índice de 22,4%

Atualmente, Vinhedo tem 20 empresas que aderiram ao programa atrás apenas de Campinas, com 46 empresas. São elas: Ecotrace, X Machina, Mundolce, Correias Sincron, Natural Vinhedo, Dipsie Engenharia e Software, Au Naturel, Ybi Brazil, Ncfoods Brazil, Cachaça Moderação, JustForYOu, Âncora, Nineties Bier, Dellabruna, Tora Brasil, Star Belt, Faztape Fitas Adesivas, Fibertex e Asmomntec.

Na Região Metropolitana de Jundiaí, Vinhedo também só fica atrás de Jundiaí que possui 22 empresas participantes. “Vinhedo foi uma das primeiras cidades da RMC a aderir ao programa. Nota-se uma grande cultura de exportações. É uma alegria muito grande trazer esses dados.” destaca Olavo.

Estiveram presentes Rodrigo Sabbatini, Diretor Acadêmico Facamp; José Mariano, Presidente da ACIVI; Aldo Freddi, Presidente do Ceprovi / Acovec; Aurea Couto, Presidente da AEVI; Paulo Palmeira, Presidente da Câmara Municipal; Dr. Dario Pacheco, Prefeito de Vinhedo; e Gustavo Sperandio Fernandes, Escritório Sudeste da ApexBrasil. Além dos vereadores Pastor Léo Fernandes, Thiago Marra e um representante do Tiago de Paula.

Peiex

O Peiex é um programa gratuito que capacita empresas, criando um Plano de Exportação que vai deixá-las preparadas e prontas para vender seus produtos no exterior, para que possam iniciar ou aprofundar o processo de exportação de forma planejada e segura.
Autor: Giovane Marques