Projeto estadual tem como objetivo oferecer moradia assistida e serviços socioassistenciais a idosos em situação de vulnerabilidade social
Vinhedo foi contemplada com 28 moradias, por meio do programa Vida Longa, que oferece moradia assistida a idosos em situação de vulnerabilidade social. O anúncio foi feito no último dia 26 em evento realizado pelo Governo do Estado de São Paulo.
O projeto visa oferecer moradia assistida e serviços socioassistenciais para pessoas acima de 60 anos, com vínculos familiares fragilizados e em situação de vulnerabilidade social.
Desde 2023, o município já vem realizando estudos para a implementação do projeto na cidade em colaboração com as Secretarias de Desenvolvimento Urbano e a Secretaria de Governo, e a administração municipal está escolhendo a área para a implementação do projeto.
O ‘Vida Longa’ é uma ação em conjunto entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social para implantação de condomínios horizontais de moradia assistida e gratuita voltado para pessoas de 60 anos ou mais, sozinhas ou com vínculos familiares fragilizados, em situação de risco e vulnerabilidade social, sem acesso à moradia, inseridas no CadÚnico, com renda de até 2 salários mínimos.
O projeto habitacional possui áreas de convivência e integração dotadas de mobiliário básico tanto para as unidades habitacionais como para as áreas comuns, com foco em itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, pias e louças sanitárias adequadas, rampas e pisos antiderrapantes, além das áreas comuns serem projetadas para uma locomoção segura e confortável.