21 JUL 2023
Cobertura da vacina bivalente em Vinhedo está em 17,16%
Próximo mutirão da vacina ocorre dia 19 de agosto, na UBS Planalto
A cobertura da vacina bivalente contra a Covid-19 chegou a 17,16% da população vinhedense. Ao total, foram aplicadas 10.873 doses de vacina bivalente em Vinhedo até esta quinta-feira (20). Já a cobertura do esquema vacinal primário, que inclui primeira e segunda dose da vacina, está em 86,36%.

De acordo com Juliana Molina, gerente da Vigilância Epidemiológica de Vinhedo, tendo em vista que cobertura vacinal da bivalente está em 17,16%, a procura pela imunização continua baixa. “Agora que a doença se tornou imunoprevenível, por conta da vacina, é importante não perder a oportunidade de receber a imunização”.

A Secretaria da Saúde continua a realizar os Sábados da Vacina todo mês, mutirões que tem como objetivo incentivar a população a se vacinar. As doses da vacina bivalente estão disponíveis para maiores de 18 anos, para a população geral e para maiores de 12 anos com comorbidades. O próximo mutirão de vacina bivalente ocorre em agosto.

Cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), como Valinhos e Louveira apresentam cobertura vacinal da bivalente de 14,68% e 18,27%, respectivamente.

Por que se vacinar?
A dose da vacina Pfizer bivalente promove a imunização para as variantes do coronavírus, Ômicron e a original. A imunização é realizada em dose única (com algumas excessões) e é considerada mais eficaz que as vacinas monovalentes.

A vacinação contra a gripe (Influenza), que ocorre até o dia 31 de julho, também é um diferencial, pois quando se vacina contra a gripe isso ajuda tanto no diagnóstico de síndromes gripais, como no da Covid, pois reduz as chances de uma pessoa ter as duas infecções ao mesmo tempo.
Autor: Victoria Sampaio