Devem ser concluídos, ainda nesta semana, os trabalhos de reativação do poço tubular localizado no Jardim Nova Canudos. O equipamento estava desativado desde agosto de 2021 após apresentar falhas de operação e baixa eficiência. Diversas manutenções já tinham sido feitas no antigo sistema de bombeamento, mas sem sucesso.
O chamado Poço P-06 é um dos 22 poços artesianos outorgados em Vinhedo, ajudando na reserva de água da cidade. Do local, a Prefeitura, pela Sanebavi, é autorizada a retirar 700m³ de água por dia, o que equivale a 70% da capacidade do atual reservatório do Mirante.
Os reparos atuais estão sendo feitos após a verificação das estruturas e optou-se pela substituição por um novo equipamento com melhor eficiência, o que vai permitir a exploração máxima da outorga. Um reparo essencial, principalmente para o período de estiagem.
Os trabalhos tiveram início na última segunda-feira, 31 de julho e, mesmo com prazo contratual de 30 dias para execução, a empresa Unisondas Poços Artesianos, que venceu a licitação, pelo valor de R$250 mil, acredita que entrega o serviço até 7 de agosto.
Poços do Município
Além das represas, os poços artesianos são responsáveis por cerca de 10% do abastecimento de água em Vinhedo. Das 22 perfurações existentes, 11 estão em atividade plena e outras 5, incluindo o P-06, em manutenção ou processo de reativação.
E, além desses, a Sanebavi já iniciou o desenvolvimento de projetos para a reativação de outros seis, o que vai ajudar no aumento da reserva de água.
Enquanto isso, também foi obtida, junto aos órgãos competentes, a liberação de perfuração de um novo poço, na região da Capela, mais especificamente na Praça ‘Aurora Sudário”.