07 AGO 2023
Prefeitura inaugura primeiro Caps Infantojuvenil
Vinhedo tem demanda de 60 pessoas na expectativa pelo atendimento
Com muita festa e discursos emocionados a Prefeitura de Vinhedo inaugurou, no último sábado, 5 de agosto, sua primeira unidade do Caps i - Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil. Chamado de Casa Arco-íris, o espaço, a cargo da Secretaria Municipal de Saúde e localizado na Estrada da Capela, vai oferecer atendimento qualificado para crianças e adolescentes, com até 18 anos de idade incompletos, que residam em Vinhedo, e que apresentem intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes.

Além do prefeito de Vinhedo, Dr. Dario Pacheco, e de vários secretários municipais, também estiveram presentes a deputada estadual Andréa Werner e o promotor de justiça, José Claudio Tadeu Báglio, e os vereadores Paulinho Palmeira (presidente da Câmara), Inês Diogo, Nayla de Souza, Pastor Léo, Rodrigo Luglio. Tiago de Paula e Val Souza.

Logo no começo da cerimônia, coube ao prefeito fazer a entrega simbólica das chaves para a equipe gestora que estará a frente dos serviços, com a coordenação da psicóloga Julia Ritez Martins, que já responde como gerente de do Serviço de Saude Mental de Vinhedo.

É dela, inclusive, a previsão de uma demanda e 60 pessoas, entre crianças e adolescentes, na expectativa pelo início do atendimento. Embora, cada caso, de forma individual, passará pela triagem, entre as equipes do Caps i e do Serviço Ambulatório, da própria secretaria, para determinar e classificar as prioridades e depois encaminhar o paciente.

Serviço acolhedor

O novo Caps i terá atendimento individual ou em grupo, atividades para a família, visita domiciliar, atividades articuladas com escola e outras instituições. Os usuários serão admitidos no serviço pelo acolhimento realizado de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, e provém de demanda espontânea ou encaminhamentos. Para inaugurar o local, a Prefeitura de Vinhedo fez um investimento pouco acima de R$ 650 mil, sendo preparadas 10 salas de atendimento, além de uma sala de reuniões, refeitório e recepção, e espaços lúdicos.

A implantação do espaço cumpre ainda o determinado pela Portaria nº 336, de fevereiro de 2002, do Governo Federal, que aponta a necessidade de municípios, com população acima de 70 mil habitantes, terem Centro de Atenção Psicossocial exclusivamente para a acolhida de crianças e adolescentes.

‘‘Claro que venho para comemorar e cumprimentar a administração pública por entender e atender essa demanda. Vinhedo, mais uma vez, mostra sua vertente acolhedora, cuidando de pessoas e essa era uma demanda urgente que vai reverter em qualidade de vida para as crianças que aqui chegarem’’, destacou o promotor José Claudio Báglio.

Já a deputada Andrea Werner também destacou a vocação da cidade nos serviços de qualidade aos que mais precisam e lembrou que escolheu Vinhedo para morar em função do atendimento encontrado na rede municipal de ensino e que foi fundamental, uma vez que o próprio filho foi diagnosticado com o espectro autista e necessitaria de uma acolhida diferenciada. ‘‘E aqui, meu filho é feliz’’, completou.

Dr. Dario não escondeu sua satisfação e emoção com o momento e enfatizou que tão mais importante que cumprir uma determinação é cuidar de pessoas. ‘‘Obras são importantes. Prédios são necessários e todos querem ruas asfaltadas. Mas o mais importante é transformarmos a vida das pessoas. E é o que faremos com o Caps i, não apenas para as crianças e jovens, mas também para suas famílias’’.

O ato inaugural foi marcado pelo tradicional descerramento da placa e desenlace da fita, mas também pela dinâmica que levou todos os presentes a amarrarem uma fitinha colorida no portão que dá acesso ao prédio, desejando bom sentimentos aos que precisarem dos serviços.

Equipe Multidisciplinar
Neste primeiro mês de abertura, o Caps i contará com quatro psicólogos, um terapeuta ocupacional, um psiquiatra infanto juvenil, um arte-educador e uma técnica de enfermagem. E tantos estes, bem como outros profissionais que se somarão à equipe, terão no próprio local, estrutura para capacitação continuada, por meio de curso EaD.

Durante as últimas semanas, enquanto o prédio passava pelas adequações finais, os primeiros profissionais contratados passaram por treinamento e capacitação, com o objetivo de oferecer atendimento para favorecer o desenvolvimento integral, a partir da identificação das necessidades dos usuários e de suas famílias, englobando diferentes dimensões, principalmente em casos onde o cuidado ambulatorial não se mostra suficiente.

Antes da implantação do Caps i, o atendimento era apenas ambulatorial com psicólogo e psiquiatra. As crianças e adolescentes eram atendidos em ambulatório de saúde mental com máxima de um atendimento semanal.

Caps i - Casa Arco-íris
Local: Estrada da Capela, nº 2635