Cidade exportou ao longo do ano passado mais de US$ 417 milhões em produtos
Estudo realizado pelo Núcleo PEIEX-Facamp com base nos dados do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, aponta que Vinhedo foi a 9ª cidade que mais exportou produtos no ano passado, entre os 91 municípios que englobam o núcleo.
Foram mais US$ 417 milhões exportados entre janeiro e dezembro de 2022, mais que o dobro da média dos municípios integrantes e o maior valor já registrado pelo município. “Temos uma indústria forte, um distrito industrial totalmente promissor, com tecnologia de ponta e focado em inovação. E vamos continuar trabalhando para melhorar a infraestrutura da cidade para recebermos novos negócios e fomentarmos nossa economia, gerando renda e emprego para todos”, comemorou o prefeito Dr. Dario Pacheco.
Dentre os cinco maiores setores exportados na cidade, a liderança fica com a indústria química, seguida por pedras, cerâmica e vidro; máquinas e aparelhos; plástico e borracha e material de transporte.
A cidade também se destacou no quesito ‘variedade de produtos e valor exportado’, com a exportação de 2.974 itens diferentes, terceiro melhor resultado do grupo, atrás apenas de Campinas e Jundiaí. “A nossa região exporta uma grande variedade de produtos; nem sempre o município que tem o maior valor exportado tem uma grande variedade. A variedade é um bom sinal de diversificação da pauta de exportação”, explica o monitor da Peiex- Facamp, professor e doutor, Olavo Furtado.
Entre os países que lideram os destinos de exportações do grupo estão: Estados Unidos, Argentina, México, Chile e China, dentre outros 207 países. No total, o número de exportações da região já representa quase o mesmo de todo o Brasil, que exportou no ano passado para 245 países.
O estudo ainda mostra que dos 91 municípios integrantes, 76 exportaram em 2022, ou seja, 83,5% da sua abrangência, sendo que os 10 maiores exportares representam 65% das exportações da região.
Autor: Ana Cândida Briski