04 SET 2023
Vinhedo sedia encontro do Projeto Gota d'Água incentivando a Educação Ambiental
Evento promove o uso de podcasts como ferramenta educacional e lança radionovela estrelada pela Turma do Lamba

Na última sexta-feira (1), a cidade de Vinhedo foi palco do 7º Encontro do Projeto Gota d'Água, uma iniciativa do Consórcio de Bacias Hidrográficas PCJ. Criado em 2015, o Projeto Gota d'Água tem como objetivo expandir as atividades do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, incentivando projetos desenvolvidos pelo público não formal, que atuam fora do ambiente escolar.

O evento, realizado no Núcleo de Atendimento Intersecretarias (NAI), contou com a presença do prefeito, dos secretários da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (Seplam) e da Secretaria de Educação (Seduc). Entre as atividades deste encontro, os participantes tiveram a oportunidade de se envolver em oficinas de podcast.

Os podcasts têm ganhado cada vez mais popularidade como uma mídia educacional e de entretenimento. Segundo estudos, como o do eMarketer, prevê-se que o consumo desse formato continue crescendo, com a projeção de que até 2024, 40% da população mundial seja consumidora de conteúdo em podcast. O Consórcio PCJ reconhecendo esse potencial inovou ao criar um curso em formato de podcast para os participantes do Projeto Gota d'Água 2023. O tema do curso é "O uso de podcasts como Metodologia Ativa em Sala de Aula" e já conta com 5 episódios disponíveis no Canal da entidade no Spotify, intitulado "AguaCast".

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam nas oficinas de podcast. Eles produziram uma radionovela envolvendo a "Turma do Lamba", personagens criados pelo Consórcio PCJ e mascotes do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental.

As gravações realizadas na oficina de "Produzindo uma radionovela" serviram de conteúdo para a produção do episódio 05 da série "AguaCast", que será liberado no Spotify a partir do dia 08 de setembro.

Autor: Camille Heinlz