12 SET 2023
E.M Prof. Ricardo Junco Neto organiza Sala Sensorial para estimular alunos
Iniciativa promove inclusão e desenvolvimento de habilidades sensoriais
Para promover a inclusão e o desenvolvimento de habilidades dos alunos, a Escola Municipal “Prof. Ricardo Junco Neto” criou a inédita sala sensorial. A iniciativa busca oferecer educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas necessidades específicas.

A sala sensorial foi idealizada e montada pelas professoras de Educação Especial da escola, com o propósito de proporcionar experiências sensoriais aos estudantes com ou sem deficiência. O espaço foi planejado e equipado com materiais diversos que visam estimular os sentidos de tato, olfato, audição e visão.

Os alunos foram organizados em pequenos grupos e convidados a explorar a sala sensorial. Para deixar a experiência mais imersiva, os alunos usaram vendas nos olhos, o que intensificou a concentração em seus outros sentidos, tornando a experiência ainda mais profunda e enriquecedora. Para garantir que todos pudessem desfrutar plenamente da sala, profissionais de apoio estavam presentes, oferecendo assistência especializada para as crianças que possuem deficiência.

“A sala sensorial é um exemplo do nosso compromisso em fornecer uma educação inclusiva e de qualidade para todos os nossos alunos. Queremos que cada criança que passa pela porta de nossas escolas se sinta valorizada e apoiada em seu desenvolvimento" comenta a secretária de educação, professora Rogéria Nicoletti.

Segundo a Secretaria de Educação, momentos como esse ajudam os alunos a desenvolver suas habilidades sensoriais, aprimorando a concentração e promovendo um ambiente de aprendizado mais agradável e acolhedor. Além disso, a experiência de interagir com os materiais sensoriais ajuda os estudantes a ganhar uma compreensão mais profunda do mundo ao seu redor, representando um grande passo em direção à inclusão e à igualdade de oportunidades para todos.
Autor: Camille Heinzl