Atividade teve como objetivo proporcionar experiências e desenvolver habilidades cognitivas
O Centro Dia “Quero Vida”, da Secretaria de Assistência Social de Vinhedo, realizou na tarde de ontem, 14 de setembro, mais uma atividade do projeto "Culinária Quero + Vida", a receita realizada pelos idosos foi pão caseiro. O objetivo não foi apenas ensinar a receita, mas também proporcionar uma experiência multifacetada que favorece o desenvolvimento cognitivo dos idosos envolvidos.
O ato de misturar os ingredientes e esperar o pão crescer foi uma oportunidade para os idosos relembrarem momentos preciosos da vida. Alguns recordaram com carinho de padarias e confeitarias que frequentavam na juventude, enquanto outros se emocionaram ao lembrar de familiares, como mães e avós, que faziam ou adoravam pães.
A atividade não foi somente um deleite para o paladar, mas também uma rica experiência cognitiva e social. Preparar um pão envolve várias habilidades, desde medir ingredientes até ajustar tempo e temperatura, o que estimula áreas cognitivas diversas. Além disso, o ambiente descontraído favoreceu o bate-papo e a interação entre os participantes, fortalecendo laços sociais e promovendo bem-estar.
Depois de horas de preparo, a recompensa veio no café da tarde: todos puderam desfrutar do pão recém-saído do forno. Mais que um alimento, aquele pão era o resultado de uma atividade que misturou aprendizado, memórias afetivas e interação social.
A atividade integrou perfeitamente os objetivos do projeto "Culinária Quero + Vida", mostrando que é possível comer bem e de forma saudável, ao mesmo tempo em que se estimula a mente e o espírito.