22 SET 2023
OBRAS PÚBLICAS
Árvores retiradas do Portal são replantadas em outros locais da cidade
Projeto de reurbanização da entrada da cidade prevê o plantio de mais de 30 espécies
Todas as árvores do Portal de entrada da cidade, pela Rodovia Anhanguera, que estão sendo retiradas para dar lugar ao novo projeto paisagístico, estão sendo replantadas em outros locais da cidade. A remoção e replantio das espécies está sendo feita por uma empresa especializada para garantir a sobrevivência das espécies.

Até o momento, já receberam os plantios o Portal do Cristo, o canteiro da Rua Luiz Paffaro, região da Estação Ferroviária, e o Parque Municipal “Jayme Ferragut”. Na entrada da cidade há faixas explicando o processo de remoção e o destino das árvores.

De acordo com o projeto paisagístico do Portal, o espaço receberá mais de 30 espécies de plantas diferentes, ampliando consideravelmente a área verde do local. “Além do novo projeto paisagístico, optamos em fazer a retirada para que todas as espécies tenham a mesma idade e, assim, evitarmos a perda de algum exemplar arbóreo como aconteceu na Praça Sant’Ana. Todas as árvores estão sendo reaproveitadas e enfeitando novos locais da cidade”, explicou o paisagista Mauro Contesini.

As obras incluem ainda mudanças nos canteiros, no sistema viário, cobertura vegetal, mobiliário, iluminação e métodos de irrigação das plantas. Serão 18 novas espécies de arbustos, 4 espécies de palmeiras, 4 espécies de árvores e 3 forrações vegetais diferentes, compondo a nova paisagem com um total de 41 canteiros. A área permeável passará a ser de 9.896,96 m² e a área construída de 3.452,54 m².

O sistema viário também sofrerá mudanças, com a implantação de mais faixas de pedestres, guias rebaixadas e vagas para estacionamento. A área para pedestres será ampliada, com 1.738,98 m² de área de passeio, sendo 1.588,42 m² de calçadão.

Os pisos serão substituídos por pisos drenantes, facilitando a absorção de água e o escoamento de águas pluviais. A tradicional casinha com os toneis, que remetem à fundação do município, será atualizada e ampliada; já o pórtico que traz o nome de Vinhedo ao alto e as bandeiras, receberá nova pintura.

Também está previsto para o local novos bancos, lixeiras, iluminação especial em led e o novo sistema de irrigação automático com água de reuso.

Os investimentos fazem parte de um grande pacote de obras no valor de R$ 57 milhões e incluem outras grandes realizações, como adutora do Bom Jardim, construção da Represa 5, obras de recapeamento e pavimentação asfáltica em diversos locais, alargamento de via, entre outros.
Autor: Ana Cândida Briski