22 SET 2023
Crianças têm voz ativa na construção das Diretrizes Municipais de Educação
Vinhedo se destaca na região dando voz às crianças na construção das políticas educacionais, inspirando uma abordagem inclusiva e democrática
A Secretaria Municipal de Educação de Vinhedo está envolvendo as crianças na criação das Diretrizes Municipais de Educação, tornando-se a única cidade da região a adotar uma abordagem participativa e inclusiva. Este projeto pioneiro visa dar voz às crianças e incorporar suas perspectivas e opiniões no documento oficial.

O processo de escuta teve início nesta última quinta-feira (21), na Escola Municipal "Profº Cláudio Gomes", localizada no Centro da cidade. A iniciativa é uma resposta aos princípios da Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças, que destaca a importância de ouvir as crianças em todos os processos que as afetem, seja diretamente ou por meio de representantes adequados.

Nas próximas etapas, a escuta das crianças será conduzida em diferentes regiões da cidade, sempre com a participação de educadores, professores, e gestores escolares. No dia 28 de setembro, será realizada na Escola Municipal "Maria de Lourdes Von Zuben", na região da Vila, e em 5 de outubro, o processo será finalizado na região da Capela, na Escola Municipal "Dra. Nilza Maria Carbonari Ferragut".

As perguntas formuladas durante as conversas com as crianças são cuidadosamente elaboradas para capturar suas percepções sobre a escola e a educação. Alguns dos questionamentos incluem: "O que você faz na escola?", "O que você faria para melhorar a sua escola?", "Qual espaço da escola você mais gosta?" e "Quais materiais/brinquedos você mais gosta de brincar na escola?".

“O processo participativo das crianças representa um avanço significativo para a educação em Vinhedo, pois coloca as perspectivas dos alunos no centro das decisões educacionais. Além disso, desafia os adultos envolvidos no sistema educacional a adotarem uma postura ética e metodológica mais inclusiva, tornando-se aprendizes e ouvintes atentos às vozes das crianças” afirma a Secretária de Educação, professora Rogéria Nicoletti.
Autor: Camille Heinzl