19 OUT 2023
Secretaria de Educação organiza 1º Encontro dos Grêmios Estudantis
Evento reuniu cerca de 50 alunos que também apresentaram sugestões ao governo municipal

A tarde da última quarta-feira, 18 de outubro, foi pautada pelo diálogo entre os integrantes dos Grêmios Estudantis e o Governo Municipal. O encontro, o primeiro organizado pela Secretaria Municipal de Educação, aconteceu no CIC ‘Eduardo Von Zuben’ e contou com a presença dos 7 grêmios, instituídos nas escolas municipais, que oferecem o segundo ciclo do Ensino Fundamental, além da secretária de Educação, professora Rogéria Nicoletti e do prefeito, Dr. Dario Pacheco.

Logo no início, a Prefeitura de Vinhedo apresentou um vídeo que elencou algumas das realizações dos últimos três anos, focando em obras, serviços e eventos. Na sequência, coube ao prefeito tirar dúvidas dos estudantes sobre a gestão municipal.

Também não faltaram sugestões, vindas dos próprios jovens, voltadas para o próprio ambiente escolar, mas também para a cidade.

“Eu percebi uma juventude muito antenada e ciente do que acontece em nossa cidade. E o pensamento que eles possuem, ao apresentarem as ideias, é pelo coletivo. Eles olham para a escola, para os problemas internos, mas também não deixaram de apresentar pedidos pensando na comunidade”, destacou o prefeito ao final do encontro.

De acordo a secretária, a proposta é promover encontros constantes para a troca de experiências e integrar ainda mais os alunos da rede municipal de ensino. “Uma atividade muito importante para toda a comunidade escolar e que educa para a vida”, reforçou Rogéria Nicoletti.

Nas escolas públicas de Vinhedo, as unidades com o segundo ciclo do Ensino Fundamental possuem Grêmios. São elas: EM Centro Integrado de Cidadania (CIC) ‘Eduardo Von Zuben’, EM ‘Dr Jair Mendes de Barros’, EM ‘Dra Nilza Maria Carbonari Ferragut’ (Complexo Educacional ‘Norberto Elias’), EM Integração, EM ‘Professora Darci Ana Dêgelo Briski’, EM ‘Professor André Franco Montoro’ e EM “Professor Ricardo Junco Neto”.

Nas demais, no Fundamental I e também no Ensino Infantil, são escolhidos apenas os representantes de classe, como forma de fomentar o engajamento e prepará-los para as etapas seguintes. Os Grêmios são entidades autônomas, formadas pelos estudantes com o objetivo de representar seus interesses na escola, promovendo o diálogo entre alunos, direção escolar, professores e coordenadores.

Autor: Camille Heinzl