25 OUT 2023
5ª edição do FIC de Vinhedo reúne cerca de 1,5 mil pessoas no Ceprovi
O festival se destacou por ser carbono neutro, compensando suas emissões de CO2e e promovendo ações sustentáveis
A quinta edição do Festival da Invenção e Criatividade (FIC) de Vinhedo, ocorrido no último sábado (21), atraiu um grande público, com cerca de 1,5 mil pessoas reunidas no Ceprovi. Com o apoio da ARaymond Brasil, o evento se destacou em ser "Carbono Neutro", compensando as emissões de CO2e do festival. Uma calculadora de emissões foi usada para calcular a pegada de carbono dos participantes, e a Agroforestry Carbon garantiu a neutralização das emissões através do reflorestamento e promoção da justiça climática.

O FIC é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Vinhedo, Secretaria Municipal de Educação, Ceformi - Central de Formação e Mídias e Rede de Aprendizagem Criativa (RBAC). O evento celebra a inventividade, a colaboração e a educação prática no Brasil. Este ano, o tema central do festival foi a sustentabilidade, e várias medidas sustentáveis foram adotadas, como coleta seletiva, redução do uso de descartáveis e papel, maximização do uso de luz natural, entre muitas outras.

O evento teve a participação de pessoas tanto de Vinhedo quanto de regiões vizinhas, com entrada gratuita, e uma variedade de atividades para todos os públicos. As atividades oferecidas no festival incluíram uma mostra interativa, vacinação, auriculoterapia, ecobrinquedoteca, espaço de cosplay, palestras e uma praça de alimentação, além de diversas oficinas que ocorreram tanto pela manhã quanto à tarde.

Algumas oficinas oferecidas foram: Imersão Cultural e RPG – Fundação Triunfo, Sonhando o melhor mundo - Introdução à Metodologia Elos, Experimentando os sons e vivenciando a música – EDUCASOM, Labirinto elétrico - Beabá Maker, Roda de Invenções – Instituto Catalisador, Construção de um pluviômetro – CEPAGRI, Zum Zum Verde - Guardiões das Abelhas Nativas, entre outras.

“O evento foi um sucesso e superou as expectativas, atraindo muitos moradores da região. Todos puderam se envolver em uma série de atividades voltadas para métodos de ensino e aprendizagem não convencionais. O FIC pode proporcionar uma experiência única de conhecimento para crianças, jovens, familiares e educadores” comentou o prefeito Dr. Dario Pacheco.
Autor: Camille Heinzl