27 OUT 2023
SAÚDE
Vinhedo recebe Prêmio Luiza Matida pela segunda vez por eliminação da transmissão vertical do HIV
Cerimônia de premiação ocorreu nesta quarta-feira (25) em São Paulo

A Secretaria de Saúde de Vinhedo, recebeu, nesta quarta-feira (25), o prêmio Luiza Matida pela eliminação da transmissão vertical do HIV. Esta é a segunda vez que o município recebe este mesmo prêmio, a primeira sendo em 2022, por conta do sucesso das ações de combate.

A premiação ocorreu em São Paulo e contou com a presença de representantes das equipes da Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica e Programa Municipal DST/ Aids de Vinhedo: Karen Ducret, Roberta Torres, Juliana Molina, Maria de Fátima Sousa e Maria Aparecida Reis.

A transmissão vertical (da mãe para o seu filho) é a principal via de infecção pelo HIV na população infantil. A maioria dos casos de transmissão vertical do HIV também pode ocorrer na gestação, durante o trabalho de parto e amamentação.

Entre algumas das ações realizadas pelo município para combater a transmissão vertical de HIV, Vinhedo disponibiliza testes rápidos para o diagnóstico do HIV e para triagem de Sífilis e Hepatites Virais B e C em todas as UBSs da cidade e no CTA (sem agendamento prévio).

O teste de HIV e Sífilis são realizados durante o pré-natal e livre demanda para os demais grupos. O objetivo é diagnóstico precoce e início do tratamento em menos de 15 dias, tempo oportuno para evitar que a doença evolua e também tornar a carga viral indetectável.

“O Ministério da Saúde trabalha junto aos Estados e municípios para que 95% dos casos sejam detectados. Destes, 95% recebem tratamento e destes, 95% têm carga viral indetectável. O tema deste ano é ‘Menos discriminação, mais respeito ‘. Tome uma atitude: troque preconceito por respeito” comenta Karen Ducret, coordenadora do Programa Municipal de DST Aids.

Prêmio Luiza Matida

Realizado pelo Programa Estadual DST/Aids-SP, a premiação homenageia Luiza Harunari Matida, médica pediatra e sanitarista que faleceu em 2014, pelo seu trabalho no Centro de Referência e Treinamento do Programa de DST/AIDS-SP da Secretaria de Estado da Saúde e implantação de políticas públicas com o objetivo de eliminar a transmissão vertical de HIV e Sífilis.

Autor: Vinícius Zaia