30 OUT 2023
29º Festevi tem início no dia 10 com 17 espetáculos participantes
Por conta das reformas no Teatro Municipal, evento será sediado no Centro de Convivência; Cinco workshops serão oferecidos
A 29ª edição do Festival de Teatro de Vinhedo (Festevi) tem início no dia 10 de novembro com 17 espetáculos participantes, nas categorias amador e iniciante. Os ingressos têm o valor simbólico de R$ 5, inteiramente revertidos aos grupos.

Neste ano, o festival volta ao seu local de origem, o auditório do Centro de Convivência, por conta das reformas do Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus.

Outra novidade é o retorno dos workshops ministrados por profissionais da área com temas relacionados ao universo teatral, que muito agregarão aos atores que sonham em se profissionalizar.

Também, pela primeira vez, a Secretaria de Cultura e Turismo realizou um aporte financeiro, por meio de emenda impositiva da vereadora Nayla de Souza (PDT), para as escolas participantes na categoria iniciante, como forma de incentivar a produção dos alunos da rede municipal de ensino.

O Festevi é uma mostra de teatro de ordem competitiva, que tem por principal objetivo incentivar e promover as artes cênicas na cidade de Vinhedo, bem como fomentar a formação de grupos de teatro.

A ideia do festival surge em 1993 com uma proposta criada por uma professora da rede municipal de ensino, com o objetivo de se realizar um festival de teatro, onde o tema fosse a ecologia. Com o passar do tempo, o tema central, a pedido dos grupos que se formavam, foi se tornando mais amplo, dando lugar a uma total liberdade de escolha dentre os mais variados temas.

O festival foi crescendo e abrindo a oportunidade para grupos independentes, formados por ex-alunos das escolas que frequentavam. Fato este que levou o Festevi a ter duas categorias, a estudantil e amador.

Desde então, o crescente número de jovens participantes, através de seus grupos, foi dando ao Festevi uma credibilidade única, colaborando para que este se tornasse um dos principais eventos da Secretaria de Cultura e Turismo.

Hoje, podem participar do Festival, não somente grupos formados na cidade, mas também provenientes de outras localidades.

Programação de espetáculos

Dia 10 – “Stefany” (16 anos)
Grupo Fântaso – Categoria Amador

Dia 11 – “Canoeiros de Papel” (12 anos)