01 NOV 2023
Vinhedo recebe primeiras unidades dos sensores de glicose
Equipamentos serão entregues até o final do mês para pacientes com diabetes tipo 1

A Secretaria de Saúde recebeu, nesta terça-feira (31), as primeiras unidades de sensores de glicose de diabéticos tipo 1. Essa tecnologia permite monitorar o nível de glicemia sem ter a necessidade de furar o dedo, além de identificar padrões que auxiliem no ajuste da terapêutica e estilo de vida dos pacientes.

Os sensores, inicialmente, atenderão diabéticos tipo 1 , de 4 a 24 anos de idade, com distribuição programada para começar no dia 22 de novembro.

Conforme aponta a Federação Internacional de Diabetes, a diabetes durante a infância e adolescência pode apresentar maiores riscos, por isso foi contemplada a faixa etária de diabéticos tipo 1 de 4 a 24 anos para o uso dos sensores de glicose, e para que quando cheguem na vida adulta estes jovens tenham uma saúde melhor.

Os estudos ainda mostram que a diabetes tipo 1 causa complicações como doenças renais, cardíacas e oculares em 31% dos brasileiros entre 13 e 19 anos diagnosticadas com a doença. Em níveis altos, ela pode causar complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos dos pacientes.

"Por estes motivos e pela diabetes tipo 1 apresentar maiores complicações na saúde dos pacientes e ter um controle mais difícil, foi escolhida para iniciar o programa. No futuro, de acordo com a disponibilidade de investimentos, também serão atendidos diabéticos de outras idades", completa Milton Ribolli, secretário municipal de Saúde.

Cada um dos sensores custa em torno de R$300, e precisam ser trocados a cada catorze dias. “É um alto investimento, mas nós estamos fazendo tudo para dar melhores condições de vida para a nossa população.” afirma o prefeito Dr. Dario Pacheco.

Os aparelhos já estão conectados com o sistema da rede municipal de saúde, permitindo assim que os dados do paciente ao realizar a leitura já apareçam disponíveis para a Secretaria de Saúde.

Os pacientes cadastrados terão o atendimento e acompanhamento realizados por equipe multiprofissional composta por médico endocrinologista, enfermeiro, nutricionista e farmacêutico, de acordo com a evolução do tratamento, as consultas serão agendadas com os profissionais do ambulatório.

Capacitação e distribuição

Toda a equipe de profissionais de saúde já passou por um treinamento na plataforma no dia 20 de setembro. Ainda de acordo com o secretário de saúde, será realizado durante toda a próxima semana mais um treinamento com as nutricionistas, com foco na contagem de carboidratos, sendo elas as responsáveis pela dieta destes usuários.

Na terça-feira, dia 14 de novembro, Dia Mundial da Diabetes, a prefeitura realiza um evento com o fabricante dos sensores de glicose para finalizar o treinamento de toda a equipe multidisciplinar envolvida no projeto.

E, finalmente, no dia 22 de novembro, será iniciada a distribuição dos sensores de glicose de acordo com o cronograma de instalação do Ambulatório da Diabetes.

Autor: Victoria Sampaio