10 NOV 2023
Prefeitura contrata 15 médicos e outros 38 profissionais de saúde
Novas contratações têm como objetivo otimizar o atendimento à população

A Prefeitura de Vinhedo contratou, entre outubro e novembro deste ano, quinze (15) novos médicos clínicos. Além deles, também já estão atuando na rede, desde setembro, nove (9) enfermeiros, vinte e quatro (24) técnicos de enfermagem, duas (2) farmacêuticas, uma (1) assistente social, uma (1) médica pediatra e uma (1) médica de família. Ao total, cinquenta e três (53) novos profissionais já foram contratados até agora.

Estas novas contratações de profissionais na área de saúde foram realizadas por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas (Cismetro), do qual Vinhedo faz parte desde setembro deste ano. O Cismetro facilita a seleção de profissionais para a prestação de serviços na rede municipal de Vinhedo e das cidades que o integram, agilizando o processo de contratação, com menos burocracia.

“Com as novas contratações, a Secretaria Municipal de Saúde otimizará ainda mais a oferta de serviços, tanto na rede básica, quanto nos atendimentos de urgência e emergência, ampliando o acesso da população aos serviços oferecidos. Também buscamos a diminuição da fila de espera e do tempo de atendimento nas unidades (UBSs),” comenta o secretário de saúde, Milton Ribolli.

Os novos profissionais já estão distribuídos nas unidades de saúde, tendo dois (2) enfermeiros e dois (2) técnicos de enfermagem no Centro Médico; um (1) farmacêutico para a Farmácia Municipal; um (1) farmacêutico para a Farmácia Alto Custo; um (1) técnico de enfermagem para a UBS Planalto; e um (1) médico clínico e um (1) médico de família para a UBS Meirelles.

Além disso, outros profissionais foram contratados para cobertura conforme escala nos serviços de urgência e emergência no Pronto Atendimento (PA Capela) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas).

Outras contratações

A única médica pediatra, contratada até o momento, vai atuar nas segundas-feiras na UBS Planalto e às sextas-feiras na UBS Bela Vista. No entanto, a Secretaria de Saúde tem interesse em selecionar mais pediatras para a rede municipal, mas até o momento houve baixa adesão pelo Cismetro.

Já no Caps i, recém-inaugurado, a equipe conta com quatro (4) desses profissionais contratados, um (1) enfermeiro, dois (2) técnicos de enfermagem e uma (1) assistente social, para atender crianças e adolescentes com até 18 anos de idade que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrentes de transtornos mentais graves e persistentes.

Autor: Victoria Sampaio