16 NOV 2023
EDUCAÇÃO
Alunos de Vinhedo têm destaque na 49ª Jornada do Foguete e conquistam medalhas de ouro e prata
Foto: Clara Sampaio e Diego Gonçalves
Evento teve como destaque o lançamento de foguetes do nível 3, e estudantes da cidade obtiveram excelentes resultados
A cidade de Vinhedo marcou presença na 49ª Jornada do Foguete, realizada entre os dias 6 e 9 de novembro, na cidade de Barra do Piraí, Rio de Janeiro. O evento, coordenado pela comissão organizadora da Olimpíada Brasileira de Astronomia/Mostra Brasileira de Foguetes (OBA/MOBFOG), teve como destaque os lançamentos de foguetes do nível 3, nos quais alunos da cidade, obtiveram excelentes resultados.

Durante à tarde do segundo e terceiro dia do evento, cada uma das equipes participantes teve a oportunidade de realizar um lançamento por dia, seguindo os procedimentos padrão de segurança. Os estudantes, orientados por seus professores líderes, foram responsáveis pela fixação da base, pressurização do sistema e o lançamento dos foguetes. Vinhedo em sua estreia conquistou a 12ª posição.

Os alunos da equipe 34, composta por Pedro Otavio Araujo Escobar e Diego Rodrigues Gonçalves do EM “Integração”, receberam a medalha de ouro ao atingirem a distância de 284,5 metros. Na mesma categoria, os alunos Ágata Moreira e Silva e Tércio Augusto Penteado Barbosa, da equipe 35 da EM “Ricardo Junco Neto”, conquistaram a medalha de prata com um lançamento de 194,1 metros. A equipe 33 do EM “Integração”, formada por Francisco Tosha Salgado e Glauco, Henrique Favero Mandira e Diego Rodrigues Gonçalves, também recebeu a medalha de prata ao alcançar 167,8 metros.

“A participação da nossa cidade na Jornada dos Foguetes representa um importante passo para os estudantes de Vinhedo, ampliando seus horizontes e proporcionando aprendizado ao longo dos quatro dias de competição. O compromisso sério com a educação pública foi reforçado ao estar ao lado das melhores escolas do Brasil, demonstrando a dedicação em oferecer oportunidades para que os estudantes exerçam o pensamento científico” comenta a secretária de educação, Rogéria Nicoletti.

A 49ª Jornada do Foguete contou com a participação de 64 equipes, cada uma apresentando seus foguetes e compartilhando detalhes sobre as etapas de construção, materiais utilizados, testes realizados e os resultados obtidos, bem como os equipamentos de segurança. O evento também incluiu palestras e oficinas com temas relacionados à astronáutica e astronomia, proporcionando um ambiente propício ao aprendizado.

As atividades ocorreram pontualmente das 8h00 às 22h, envolvendo nas oficinas, a construção e lançamento de foguetes do nível 2 e nível 5, este último realizado em duas etapas: a construção de um motor de propelente sólido e a construção do foguete.
Autor: Camille Heinzl