16 NOV 2023
EDUCAÇÃO
Alunos da EM. Dra Nilza M. Carbonari Ferragut e Dom Mathias ganham menção honrosa no Projeto Gota D’água 2023
Estudantes foram reconhecidos pelo desenvolvimento de um vídeo educacional e um podcast sobre assuntos voltados ao meio ambiente
Alunos das Escolas Municipais “Dra Nilza M. Carbonari Ferragut” e “Dom Mathias” receberam menções honrosas no Projeto Gota D’água 2023. O consórcio intermunicipal das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí reconheceu o empenho dos estudantes ao classificar seus projetos entre os melhores da iniciativa.

Os alunos da EM “Dra Nilza M. Carbonari Ferragut” foram reconhecidos pelo desenvolvimento de um vídeo educativo que aborda a importância da reciclagem em Vinhedo. O vídeo destaca o trabalho essencial da cooperativa de reciclagem 4RV e oferece uma perspectiva esclarecedora sobre como a reciclagem pode contribuir para a preservação do meio ambiente.

Já os alunos da EM “Dom Mathias” foram premiados pela produção de um podcast, sobre uma ação de economia de água na escola, liderado pelos próprios alunos. Tanto o vídeo, quanto o podcast produzidos pelos estudantes destacam a importância de práticas sustentáveis no consumo de água, demonstrando o papel fundamental que as crianças podem desempenhar na conscientização e ação ambiental.

Além do destaque dos estudantes, as educadoras ambientais da Secretaria Municipal de Educação, Clara Bernardino e Rosângela Grigolleto, também foram agraciadas com o Prêmio Destaque por serem duas das quatro interlocutoras mais engajadas no Projeto.

Sobre o Projeto Gota D’água

O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2015, passou a fazer parte do Projeto Gota d’Água. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas por ano participam das ações do projeto nas Bacias PCJ.

O tema da edição 2023 do projeto é “Água para mim, água para nós, minha voz no comitê mirim”. O objetivo é promover a participação social sobre a gestão da água, estimulando a curiosidade sobre o tema nos alunos. Ao longo do ano, ocorreu encontros formativos com gestores escolares e professores, visando auxiliar a aplicação dos conteúdos pedagógicos relacionados à água. Cerca de 50 dos 76 municípios das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí participam anualmente da iniciativa.
Autor: Camille Heinzl