Objetivo da associação é apoiar a implementação, funcionamento e operação do Distrito Turístico
A Prefeitura de Vinhedo sancionou e promulgou nesta sexta-feira (17), no Boletim Municipal, a Lei Municipal nº 4.216/2023 que dispõe sobre a autorização de ingresso e associação do município na Associação de Apoio ao Distrito Turístico Serra Azul (AADTSA). O projeto, de autoria do prefeito Dr. Dario Pacheco, foi aprovado com unanimidade pela Câmara Municipal no último dia 14.
A cidade foi a primeira a integrar a associação que tem o objetivo de apoiar o Distrito Turístico Serra Azul, para dar personalidade jurídica ao seu Conselho Gestor. Com representantes da sociedade civil (empreendimentos) e com a participação dos Municípios, a Associação terá um orçamento próprio para fortalecer a implementação do DTSA.
De acordo com a lei, a contribuição associativa anual tem o valor de R$ 168.785,00 para cada um dos municípios que compõem o distrito e visa cobrir as despesas decorrentes à implementação das estratégias que nortearão o projeto de desenvolvimento do conglomerado.
DTSA
Formado pelos municípios de Vinhedo, Itupeva, Louveira e Jundiaí, o Distrito Turístico de Serra Azul (DTSA) inclui um complexo de parques temáticos e centros de compras. A região deve receber R$ 1,8 bilhão da iniciativa privada até 2026 e gerar 7,4 mil novos empregos nos próximos cinco anos. Os distritos garantem a articulação entre o setor público e investidores privados para fomentar novos empreendimentos, com segurança jurídica e preservação ambiental.
O distrito de Serra Azul foi criado em novembro de 2021, por meio de um decreto assinado pelo ex-governador João Doria. O distrito está localizado a 70 quilômetros da capital paulista, que concentra o maior polo emissor de turistas do estado. Os quatro municípios recebem 10 milhões de visitantes por ano e suas principais atrações são os parques Hopi Hari e Wet’n Wild, que também contam com dois centros de eventos e convenções. A região ainda é sede do Outlet Premium, considerado o maior espaço multimarcas do Brasil, e o shopping SerrAzul Plaza, construído em uma área suspensa de 5,6 mil m² sobre a Rodovia dos Bandeirantes.