A Prefeitura de Vinhedo deu início na última semana a segunda etapa do projeto de limpeza e desassoreamento do Rio Capivari, em um trecho de 2,5 mil metros de extensão com a remoção de areia, lodo e outros sedimentos do fundo do rio, causado pelo desbarrancamento de terra decorrentes de fenômenos naturais.
Os trabalhos estão sendo executados com duas máquinas grandes e vão durar cerca de 12 meses, com o objetivo de minimizar vulnerabilidades nos trechos que constantemente apresentavam pontos de inundações. Nesta fase serão contemplados o interior do condomínio até a Rodovia Anhanguera.
Na primeira etapa, concluída no início do ano, foi realizado o desassoreamento e a limpeza no trecho compreendido entre a divisa do condomínio com a cerâmica, com acessos dos equipamentos em pontos levantados no licenciamento ambiental, sem que houvesse a necessidade de supressão da vegetação.
Agora, os trabalhos ficam concentrados no interior do São Joaquim em um trecho de aproximadamente 2.500 metros com investimentos de R$ 906 mil, custeados pela administração municipal.