27 NOV 2023
EDUCAÇÃO
Congresso Municipal de Educação 2023 atrai centenas de profissionais da Rede Municipal
Foto: Camille Heinzl
Objetivo central do evento foi proporcionar espaços de conexão e encontros entre os profissionais da educação, abordando práticas pedagógicas
No último sábado (25), a Secretaria Municipal de Educação de Vinhedo promoveu o "Congresso Municipal de Educação 2023: II Encontros e Conexões", por meio do Programa de Apoio Pedagógico (Proape). O evento, sediado de forma presencial na Escola Municipal “CIC Eduardo Von Zuben”, localizada na Capela, contou com a participação de professores e professoras, da secretária de educação, do prefeito, e de equipes gestoras da rede municipal de Vinhedo.

O objetivo central do congresso foi proporcionar espaços de comunicação, diálogo, partilha, conexão e encontros entre os profissionais da educação. Abordando práticas pedagógicas nas áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, equipes Proape, Ceformi, e equipes gestoras de escolas e centros de Educação Infantil.

Dentro das temáticas exploradas no congresso, destacaram-se as interações, brincadeiras, processo de ensino e aprendizagem, organização de tempos e espaços, protagonismo e participação de crianças e adolescentes. O evento promoveu um olhar reflexivo sobre diversas áreas, incluindo inclusão, leitura, escrita, interpretações, TDAH, aprendizagem, transtornos, educação ambiental, urbanização, estudo do meio, fotografia, meio ambiente, sustentabilidade, interação, entre outras.

Além disso, todos os participantes foram convidados a escolher salas específicas para apreciar trabalhos e experiências, consolidando assim um espaço de troca e diálogo profundo sobre práticas pedagógicas.

O congresso foi apresentado como um espaço de encontro, partilha, pensamento, ação, diálogo, troca e experiências, onde professores e gestores puderam explorar amplamente as diversas facetas das práticas pedagógicas. A abordagem focada em temas específicos buscou ampliar os horizontes dos participantes, proporcionando uma visão mais abrangente e crítica dos múltiplos contextos e territórios educacionais.

“Em meio a este multiverso de temas, o congresso "Encontros e Conexões 2023" certamente gerou desdobramentos significativos, fornecendo um espaço valioso para a reflexão e o desenvolvimento contínuo das práticas pedagógicas no município de Vinhedo” comenta a secretária de educação, Rogéria Nicoletti.
Autor: Camille Heinzl