29 NOV 2023
OBRAS PÚBLICAS
Espaços de lazer de Vinhedo recebem calçadão sustentável para mitigar impactos climáticos
Praça do Aquário (Foto: Eliel Rezende)
Trabalhos de implantação de pisos drenantes acontecem na Represa 1, Aquário, Cristo e Portal e, em janeiro, seguem para as praças Sant’Ana, Aurora Sudário e Colussi
Em meio a obras de revitalização, Represa 1, Aquário, Cristo e Portal vêm recebendo trabalhos dedicados a mitigar os impactos causados por efeitos climáticos. As melhorias ocorrem na implantação de calçadões com blocos sustentáveis de concreto, com o objetivo de reduzir a sensação térmica do pavimento e prevenir a incidência de enxurradas.

O calçadão é uma novidade nos locais, antes feitos de chão de terra, com a exceção das praças Santana e Aquário, que já possuíam pavimento, mas de materiais convencionais. Na Represa 1, por sua vez, é feito a nova pista de caminhada, com faixas vermelhas para delimitar caminhada e ciclismo.

“Os blocos são drenantes e têm uma camada de pedra, o que permite criar uma espécie de lâmina d’água, retendo as chuvas em até 98%. Essa retenção ajuda a criar um ambiente sustentável, contribuindo para uma melhor umidade do ar e, por exemplo, no Portal, possibilitando a rega natural de plantas e árvores” explica o diretor de paisagismo da prefeitura, Mauro Contesini.

As obras têm previsão de conclusão para final de dezembro. Além disso, as praças Sant’Ana, Aurora Sudário e Colussi também vão receber o material, com início dos trabalhos previstos para janeiro. Juntos, os sete locais de lazer devem alcançar mais de 30 mil metros quadrados de blocos drenantes.

Autor: Giovane Marques