09 ABR 2024
Estado conclui 1ª fase da recuperação do Rio Capivari em Vinhedo
Fotos: Junior Bellussi
Nova etapa seguirá pelo Córrego do Moinho, responsável pelo abastecimento da região da Capela
Num convênio entre a Prefeitura de Vinhedo e o Governo do Estado de São Paulo, acaba de ser concluída a recuperação de um trecho do Rio Capivari, que passa pelo município. São cerca de 1.500 metros de extensão que foram limpos pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, pelo Programa Rios Vivos.

Foram retirados cerca de 8.750 m³ de sedimentos do canal do rio, melhorando sua canha e dando maior fluidez, visando assim diminuir os riscos de alagamento, principalmente no Condomínio São Joaquim. Com investimento de R$ 700 mil, todo o recurso para o serviço do desassoreamento foi destinado pelo Governo do Estado de São Paulo, ficando de responsabilidade do município a abertura de frente de trabalho e a manutenção e zeladoria das áreas desassoreadas.

A iniciativa está inserida no Plano Estadual de Meio Ambiente, do Governo do Estado, e visa a revitalização de margens e despoluição de cursos d’água em todo o Estado, com a retirada de sedimentos, o que auxilia no combate a inundações e garante mais água e qualidade de vida para a população.

A recuperação de rios é uma das prioridades da ONU (Organização das Nações Unidas), já que eles são os ecossistemas mais degradados do planeta. Rios e lagos são vitais para a vida da população, para a biodiversidade e para a geração de empregos e renda, já que a água limpa é um insumo básico para todos.

Segundo a ONU, nos últimos cinco anos, 1 em cada 5 bacias hidrográficas no mundo apresentaram eventos extremos - ou seja, secas ou enchentes severas, que provocam impactos diretos na população, nas cidades e na economia.

Este é um cenário que vem se tornando cada vez mais frequente em decorrência das mudanças climáticas. Rios mais limpos e vivos são, portanto, fundamentais para garantir a qualidade de vida da sociedade e contribuir para um planeta mais saudável.

Nova etapa

Já nesta semana está sendo desassoreado um trecho de dois quilômetros no Córrego do Moinho, um dos principais responsáveis pelo abastecimento da região da Capela, também pelo DAEE no Programa Rio Vivos.
Autor: Rafael Faria