09 ABR 2024
Vinhedo reduz em 41.67% pessoas em situação de rua
Dados são referentes a diminuição de 2021 a 2024
Vinhedo registrou, pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, uma redução na quantidade de pessoas em situação de rua. O número passou de 48, em 2021, para 28 em 2024, registrando uma queda de 41,67%. Atualmente, passam por mês de 70 a 100 pessoas em situação de rua que são migrantes, ou seja, que vieram de diversas regiões e passam um determinado tempo no município, mas que após o encaminhamento da abordagem eles voltam para suas determinadas cidades.

A diminuição no número de pessoas em situação de rua ocorreu devido a uma abordagem integrada, que inclui a expansão das equipes de abordagem social, facilitação do acesso a serviços de saúde mental, programas de capacitação profissional, e estratégias de inclusão no mercado de trabalho.

Este esforço é amparado pela Lei Nº 11.467, de 7 de julho de 2017, que garante à população em situação de rua o direito de livre trânsito em espaços públicos. Este direito destaca a responsabilidade do Estado em assegurar a dignidade e os direitos humanos de todos os cidadãos, fortalecendo as políticas de inclusão social.

Atualmente as pessoas em situação de rua representam 0,03% da população Vinhedense, sendo a grande parte do sexo masculino, representando 89% das pessoas em situação de rua. Além disso, do total, 78% são pardas, 17% negras e 5% brancas.

Os dados, levantados pelo serviço de Abordagem Social da Secretaria de Assistência, também registrou que entre as principais razões apontadas para a situação de rua, estão problemas familiares devido a substâncias psicoativas - álcool e drogas, o que corresponde a 89%, e 11% por outros motivos.

De janeiro a março deste ano, foram 800 atendimentos, e a Casa de Passagem realizou 434 encaminhamentos para a saúde, 38 encaminhamentos para documentação civil  e 55 retornos de famílias para suas cidades de origem.

Agora, o objetivo da Secretaria de Assistência Social e Cidadania é sustentar a redução da população em situação de rua e garantir sua efetiva reintegração na comunidade, através de políticas públicas efetivas e o comprometimento da cidade com a promoção da cidadania.

Para mais informações ou necessidade de apoio, a equipe de Abordagem Social pode ser contatada pelo telefone: (11) 94731-7976. E para entender mais sobre as pessoas em situação de rua, a Prefeitura de Vinhedo disponibiliza a Cartilha "Mostre o Melhor Caminho" que pode ser acessada pelo link https://bit.ly/3qLEQw6.
Autor: Giovanna Sottero