22 ABR 2024
Revitalizada: Represa 1 volta a ser local de esporte e lazer
Foto: Eliel Rezende
Desassoreamento vai permitir aumento da reserva de água para o abastecimento

Localizada bem no coração de Vinhedo, a Represa 1 “João Gasparini” já colhe os frutos da revitalização do espaço concluída há alguns dias. A entrega das obras, oficialmente, foi neste domingo, 21 de abril, numa manhã que atraiu autoridades que puderam acompanhar o grande fluxo de pessoas em busca de esporte e lazer.

O local recebeu novas ciclovias, pistas de caminhada e a instalação de bloquetes intertravados permeáveis, trazendo mais acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e ampliando o conforto para esportistas e feirantes.

Há muitos anos o local, que foi inaugurado em 2 de abril de 1979, em todos os seus 62 mil metros, não recebia melhorias. A reforma incluiu ainda a implantação de novas passarelas, que foram alargadas; a pavimentação do estacionamento com bloquetes; a instalação de um gradil de proteção da pista de caminhada com tubo de aço galvanizado a cada 2 metros e três fiadas de corda. Para completar, as quadras também foram revitalizadas com troca das telas e nova pintura, e os banheiros reformados.

Desassoreamento

Além da revitalização do atrativo turístico, o local vem recebendo desassoreamento completo e deve ser concluído ainda no primeiro semestre. O objetivo do desassoreamento é aumentar o volume de água armazenado, contribuindo para o período de estiagem. A previsão é retirar do local, um total de 8 mil caminhões de sedimentos, o que soma cerca de 64 mil m cúbicos de sujeira.

Os trabalhos de desassoreamento tiveram início no ano passado com o estudo de batimetria no local que apontou, exatamente, os locais que podem ser limpos e a quantidade de areia e outros detrimentos que podem ser retirados do local, sem ônus à reserva de água.

Atualmente, parte da água que desce por gravidade da região leste da cidade, alimentada pela bacia do Bom Jardim, se perde por terra no percurso, enquanto a outra parte chega assoreando a represa. Com a construção da adutora, ao longo da Rodovia Edenor João Tasca, esse problema será resolvido, com aproveitamento total da água canalizada para o abastecimento.

Cerimônia

O ato de entrega da revitalização da Represa 1 “João Gasparini” contou com a presença de autoridades e, entre elas, do ex-prefeito José Gasparini, responsável pela construção do dispositivo, há 45 anos. Numa iniciativa do próprio ex-prefeito, foi colocado no local um cavalete expondo fotos da época, mostrando desde as obras até mesmo a própria cerimônia de inauguração.

Autor: Rafael Faria