A Secretaria de Saúde, junto da Zoonose, vem realizando diversas ações no município para a Semana Estadual de Mobilização Social para o combate contra a dengue. A semana está sendo promovida entre os dias 27 de novembro e 02 de dezembro em todo o estado de São Paulo.
Entre as ações de Vinhedo, a equipe da Zoonose está realizando teatro infantil em escolas do município para a conscientização da dengue. Além disso, a equipe da Zoonose está distribuindo panfletos de conscientização na Praça Sant´Anna, UBS Planalto, Centro Médico e na Policlínica da Capela.
Na quarta-feira (29), Tulio Delaqua, gerente da Zoonose, compareceu à Rádio da Capela para fazer uma participação interativa sobre o Aedes aegypti, tirando dúvidas de ouvintes.
Dengue
A dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil. É uma doença febril transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, maior disseminação da doença. É importante evitar água parada, todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.
Sintomas
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta > 38°C;
- Dor no corpo e articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.
No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas) e apresentar quadro leve. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Recomendações gerais para eliminação de criadouros do Aedes aegypti:
- Eliminar pratos de plantas ou utilizar um prato justo ao vaso, que não permita acúmulo de água;
- Descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura;
- Retirar objetos que acumulem água de quintais, como potes e garrafas;
- Verificar possíveis vazamentos em qualquer fonte de água;
- Tampar ralos;
- Manter o vaso sanitário sempre fechado;
- Identificar sinais de umidade em calhas e lajes;
- Verificar a presença de organismos vivos em águas de piscinas ou fontes ornamentais.