05 DEZ 2023
Contraturno Escolar ofereceu mais de 4,5 mil vagas em 2023
Foto: Secretaria de Educação
Projeto abrange todos os níveis de ensino, e proporciona aos estudantes oportunidades de realizarem atividades que incluem oficinas, encontros, palestras e estudos do meio
A Prefeitura Municipal de Vinhedo reforça seu compromisso com a educação com o Programa de Contraturno em 2023. Uma iniciativa intersecretarial, consolidada e abrangente, que proporciona uma extensão significativa à experiência educacional das crianças e adolescentes na rede municipal, preenchendo 4.558 vagas para participação nas atividades.

O Programa de Contraturno consiste em uma proposta na qual os alunos, após o período regular de aulas, permanecem nas escolas ou retornam a elas para participar de atividades complementares. Esta iniciativa visa enriquecer o processo educacional ao oferecer uma variedade de projetos desenvolvidos em colaboração entre as secretarias municipais de Educação, Cultura, Esportes e Assistência Social.

Abrangendo todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), as atividades incluem oficinas, encontros, palestras e estudos do meio. O objetivo é promover o desenvolvimento de forma lúdica, criativa, consciente e saudável, complementando o aprendizado em sala de aula.

As crianças participam do Programa de Contraturno de acordo com suas preferências e necessidades. Este período adicional nas escolas oferece aos alunos a oportunidade de participar de iniciativas como Educasom, Educação Ambiental/EcoCiente, Grupos de Estudos, Projeto Ressignificando Aprendizagens, Projeto Fanfarra, Taekwondo, Robótica, CRIARTE, natação, futsal, entre muitas outras.

“Essa iniciativa visa proporcionar uma extensão educacional que vai além da sala de aula convencional, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes. O projeto de contraturno representa um compromisso contínuo em promover uma educação mais abrangente e integrada para nossos alunos” comenta a secretária de educação, Rogéria Nicoletti.
Autor: Camille Heinzl