20 DEZ 2023
Prefeitura finaliza obras de contenção de riscos do córrego da Capela
Foto: Rafael Faria
Três pontos do canal eram considerados de risco a moradores, meio ambiente e empresas
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, finalizou na última segunda-feira (18) as obras de contenção de riscos e recuperação do solo do córrego da Capela. Antes, durante as chuvas de fevereiro, o canal havia sofrido com erosão de três pontos de sua extensão e, consequentemente, foi considerado de risco a moradores, meio ambiente e empresas.

Os trabalhos ocorreram na prevenção de alagamentos e na ampliação da absorção de água das chuvas. Segundo registro da Defesa Civil, o córrego da Capela sofre com deslizamentos desde 2011.

Entre os pontos, o trecho na Rua Suíça foi o mais afetado e, por sua vez, recebeu os serviços de forma emergencial. Para isso, cerca de 400 metros do córrego contaram com obras de muro de gabião, limpeza, plantio de grama, drenagem, recuperação do terreno inclinado e recomposição da rede de esgoto.

Os trabalhos também aconteceram nas alturas das ruas Nicolau Von Zuben e João Degelo, sendo concluídas obras pontuais de contenção de encosta nas margens do córrego.

O investimento foi de R$ 3,9 milhões, com recursos da própria Prefeitura.

Autor: Giovane Marques