22 DEZ 2023
Secretaria de Saúde alerta sobre faltas em agendamentos de fisioterapia
Após três (3) faltas, o atendimento é cancelado e a vaga é transferida para o próximo paciente na lista de espera
O serviço de fisioterapia, oferecido pela Secretaria de Saúde, vem registrando grande quantidade de faltas de pacientes. A fisioterapia possui dois ambulatórios no município, o Centro de Reabilitação "Carmem Silvia Berbel Faidiga", localizado no bairro São Matheus e o Centro de Reabilitação Capela, localizado na Capela.

Nos últimos três meses (setembro, outubro e novembro), a quantidade de faltas em atendimentos agendadas chegou em 20%. De um total de 6353 usuários agendados, apenas 4828 usuários compareceram. Fisioterapia, na parte da tarde, é um dos serviços mais concorridos do município e registrou 1485 faltas entre setembro a novembro.

De acordo com Denise Martins, gerente de reabilitação de fisioterapia, a demanda pelo serviço de fisioterapia cresceu o que também aumentou o tempo na lista de espera. Os encaminhamentos são triados pelos profissionais para garantir a prioridade de casos de fraturas, pós-cirúrgicos e casos agudos.

O protocolo seguido é que o paciente tem direito a três (3) faltas desde que sejam justificadas, após isso, receberá alta sem aviso prévio. Assim sua vaga será preenchida pelo próximo paciente na lista de espera do serviço.

Faltas na fonoaudiologia
Já fonoaudiologia, que atende na UBS Planalto, Centro Médico e UAMC Capela, registrou que no segundo quadrimestre de 2023 (junho, julho e agosto) houve um total de 864 faltas, ou seja 26,02%. O tratamento de fonoaudiologia é realizado uma (1) vez por semana e as faltas prejudicam muito a evolução do paciente.

Jeane Schilling, responsável pelo setor de fonoaudiologia, explica que a espera na lista de espera em alguns postos pode chegar a um ano. Quando o paciente é convocado para tratamento, se faltar na primeira sessão, já será eliminado e perderá a vaga. O paciente precisará de novo encaminhamento para entrar na lista de espera novamente.

Durante o tratamento de fonoaudiologia é permitida uma (1) falta por mês, de preferência com justificativa. Se o paciente tiver duas (2) faltas sem justificativa perde também sua vaga e precisará de novo encaminhamento.

Ao iniciar a terapia fonoaudiológica o paciente recebe 48 sessões, o equivalente a um ano de tratamento. Ao final deste período recebe alta e, se necessário, é reencaminhado para reavaliação e continuidade de tratamento, entrando novamente na lista de espera.

Agendamentos pelo Cadu
Há expectativa para que, nas próximas semanas, a chamada dos pacientes também seja feita pela Central de Atendimento Digital Unicidadão (Cadu). Cadu auxiliará também no cancelamento de agendamentos, para que a vaga do serviço seja preenchida pelo próximo paciente na lista de espera.

A Central de Atendimento Digital Unicidadão (Cadu), lançada em 4 de dezembro, opera das 7h às 19h em dias úteis, e visa ampliar os canais de atendimento na rede municipal de saúde, facilitando agendamentos e relacionamento com o cidadão.

Atualmente, o Cadu agenda consultas para a Atenção Básica, exigindo apenas o CPF do paciente para agilizar o processo, mas irá se expandir para a especializada aos poucos, como para a fisioterapia.

Os serviços são realizados através de um canal exclusivo e gratuito, o 0800 019 7499, para ligações telefônicas. Por este mesmo número, o cidadão também tem a opção de interagir via aplicativo de mensagem WhatsApp com o CADU para marcar, desmarcar ou ainda realizar o reagendamento, sem ter a necessidade de se deslocar até a unidade de saúde.