12 JAN 2024
UPA retoma atendimento com Raio-X e laboratório 24 horas
Serviços se somam aos clínicos que já atendem em período integral
Com média diária de 350 pacientes, a UPA - Unidade de Pronto Atendimento, voltará a fornecer exames de Raio-X e laboratoriais, durante 24 horas. Dessa forma, caso o paciente esteja em consulta, na madrugada, por alguma urgência, não precisará mais se descolar até a Santa Casa diante do pedido de algum exame médico. A medida vale a partir de 22 de janeiro.
“Estamos retomando este atendimento fazendo que nossa UPA seja completa, onde o paciente encontre o enfermeiro, o médico e o exame no mesmo local, para o diagnóstico preciso”, apresenta o prefeito de Vinhedo, Dr. Dario Pacheco.
Os serviços de exames deixaram de ser oferecidos, durante a madrugada, há alguns anos, dificultando para o paciente em atendimento. Para dar conta da possível demanda, a Secretaria Municipal de Saúde está contratando mais 5 profissionais de enfermagem – sendo 3 técnicos e 2 enfermeiros, além de técnicos em Raio-X, técnico em imobilização e técnicos de laboratório.
“A estrutura física e de equipamentos é a mesma, apenas estamos colocando pra girar 24 horas acompanhando todo o atendimento da unidade”, explica Milton Ribolli, secretário municipal de Saúde.

O que tem na UPA?
Uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), é uma unidade de saúde de média complexidade que tem como objetivo oferecer atendimento médico de urgência e emergência à população, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana.
Em Vinhedo, ela está equipada para atender casos de natureza clínica e pediátrica, oferecendo serviços como consultas médicas, realização de exames laboratoriais e radiológicos, curativos, suturas, administração de medicamentos, entre outros.
Além dos clínicos gerais, que já atuam 24 horas por dia, a UPA de Vinhedo mantém pediatras, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h, sendo que, pediatras também fazem um plantão estendido, nas segundas-feiras, das 19h às 23h, por ser o dia de maior demanda.
Já os exames, de Raio-X e laboratoriais, antes eram oferecidos apenas das 7h às 19h, o que muda a partir de 22 de janeiro.
O local também possui uma farmácia para a dispensa de medicamentos, cujo atendimento segue, diariamente, das 7h às 19h.

Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 horas
Rua Engenheiro José Aurélio Frediani, nº 45 - Jardim Santa Rosa