18 JAN 2024
PLANEJAMENTO URBANO
Obras no Três Irmãos descartam risco de desabamento
Foto: Eliel Rezende
Bairro recebe a canalização do córrego Sterzeck e a pavimentação da Rua Montevideo; trabalhos devem ser finalizados até o final de fevereiro
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Vinhedo avançou com as obras no córrego Sterzeck e na Rua Montevideo, localizados no bairro Três Irmãos. Nesta semana, o local chegou a mais da metade dos trabalhos feitos e, segundo a Defesa Civil, já não apresenta riscos de desabamentos.

Para isso, a construção dos muros laterais de pedra no córrego Sterzeck alcançou 80% de conclusão. O objetivo é a canalização do canal em seus 860 metros de extensão para a contenção do solo.

Já a pavimentação da Rua Montevideo, via ao lado do córrego, teve início com a construção de guias e calçadas e a execução do binder – revestimento que antecede a implantação do asfalto.

De acordo com a Defesa Civil, a conclusão das obras deve reduzir os riscos de alto para médio. O local ainda passará por monitoramento e, caso seja constatado a eficiência dos trabalhos, o risco reduzirá para baixo.

A obra, orçada em R$ 19,6 milhões, tem o prazo de entrega para final de fevereiro.

Desabamentos

O córrego Sterzeck apresenta, historicamente, o processo de erosão em suas margens, afetando mata ciliar, tráfego de veículos e, principalmente, a segurança dos moradores do seu entorno. Em 2016, os desabamentos de terra acarretaram na interdição de um trecho da Rua Montevideo, no Três Irmãos, e da Avenida Jeriba, no Vista Alegre.
Autor: Giovane Marques