18 JAN 2024
UBS Meirelles realiza evento de combate à hanseníase para o Janeiro Roxo
Ação ocorre no dia 30 de janeiro, das 8h às 11h

É celebrado no dia 26 de janeiro o Dia Mundial Contra a Hanseníase, representado pelo Janeiro Roxo. A Secretaria de Saúde de Vinhedo realiza, na terça-feira (30), na UBS Meirelles, ação para conscientização sobre a doença. A ação, organizada pela Estratégia Saúde da Família (ESF), será das 8h às 11h, e contará com a participação do médico dermatologista da rede Dr. Cassiano para orientações dos usuários.

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos (braços e pernas), com capacidade de ocasionar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, inclusive exclusão social, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado.

O período de incubação de hanseníase é longo, chegando a demorar em média de dois a sete anos até que os sinais e sintomas comecem a se manifestar.

A doença tem cura, por meio de tratamento oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Existe grande estigma e preconceito em torno da doença por ser contagiosa, mas a transmissão ocorre apenas a partir de contato próximo e prolongado, por via respiratória, como espirro, tosse ou fala.

É importante ressaltar que a transmissão não ocorre por pacientes sob tratamento para hanseníase.

O que é a hanseníase

A doença, cercada de preconceitos e estigma, é contagiosa, mas, tem controle e tratamento oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A contaminação ocorre pelo Mycobacterium leprae e, por atingir os nervos, uma das primeiras sequelas é a perda de sensibilidade da pele. Em muitos casos também há perda ou comprometimento severo dos movimentos que, em casos mais graves, podem levar à amputação.

A transmissão ocorre quando uma pessoa com hanseníase, na forma infectante da doença, sem tratamento, elimina o bacilo para o meio exterior, infectando outras pessoas. A forma de eliminação do bacilo pelo doente são as vias aéreas superiores (por meio do espirro, tosse ou fala), e não pelos objetos utilizados pelo paciente. Também é necessário um contato próximo e prolongado.

O enfrentamento à hanseníase é um dos principais desafios de saúde pública no Brasil e o diagnóstico precoce é fundamental para a redução da transmissão e do risco de desenvolvimento de incapacidades físicas.

Principais sintomas

- Manchas (brancas, avermelhadas, acastanhadas ou amarronzadas) e/ou área (s) da pele com alteração da sensibilidade térmica (ao calor e frio) e/ou dolorosa (à dor) e/ou tátil (ao tato);

- Comprometimento do (s) nervo (s) periférico (s) – geralmente espessamento (engrossamento) –, associado a alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas;

- Áreas com diminuição dos pelos e do suor; Sensação de formigamento e/ou fisgadas, principalmente em mãos e pés;

- Diminuição ou ausência da sensibilidade e/ou da força muscular na face, e/ou nas mãos e/ou nos pés;

- Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

Autor: Victoria Sampaio