22 JAN 2024
MEIO AMBIENTE
Trem Intercidades terá três audiências públicas para discutir impactos ambientais
Participação pode ser presencial ou on-line

O governo de São Paulo marcou três audiências públicas para discutir o projeto do Trem Intercidades, que vai ligar Campinas à capital paulista. As audiências ocorrerão em fevereiro e terão como locais de realização as cidades de Campinas, Jundiaí e São Paulo.

A principal discussão será sobre o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente, exigido no licenciamento de empreendimentos que possam causar impactos ambientais.

Além do TIC, os encontros também avaliarão o projeto de Segregação Noroeste (SNO) do Transporte Ferroviário de Cargas, sob responsabilidade da CPTM, que passará a ser feito por outro ramal a ser construído.

As audiências públicas serão coordenadas pelo Consema – Conselho Estadual do Meio Ambiente. A participação popular pode ser presencial ou remota, através do link www.semil.sp.gov.br/consema. Para se inscrever, é preciso acessar o endereço eletrônico no dia da reunião. As versões eletrônicas do Estudo de Impacto Ambiental, do Relatório de Impacto Ambiental e dos Estudos correspondentes podem ser acessadas nos seguintes links: https://www.audienciaticnortesno.com.br/ e https://cetesb.sp.gov.br/licenciamentoambiental/eia-rima/.

Além disso, uma cópia física do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) está disponível para consulta na Secretaria de Planejamento Ambiental, localizada na Rua Humberto Pescarini, 374 - Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Audiências

Primeira Audiência:

– Data: 06 de fevereiro de 2024

– Local: Teatro Bento Quirino

Endereço: Rua Luzitana, 1505 – Centro – Campinas – SP

Segunda Audiência:

– Data: 08 de fevereiro de 2024

– Local: Teatro Polytheama

Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro – Jundiaí – SP

Terceira Audiência:

– Data: 15 de fevereiro de 2024

– Local: CEU Pêra – Marmelo – Teatro Plínio Marcos