24 JAN 2024
Reformas e ampliação dão nova cara à EM “Profª Antonia do Canto”
Foto: Paulo Infanger
Entre as diversas intervenções, tem nova pintura, troca do telhado, melhorias no banheiro, e a construção da sala de Atendimento Educacional Especializado
A Escola Municipal “Profª Antonia do Canto e S. Cordeiro”, no bairro Jardim Brasil, está em meio a um abrangente processo de reformas e manutenções, visando aprimorar suas instalações e oferecer um ambiente mais adequado para os estudantes e funcionários. Só na troca no telhado e obras de ampliação, estão sendo investidos cerca de R$ 370 mil.

Entre as diversas intervenções realizadas, destaca-se a conclusão da pintura das instalações, dando um aspecto renovado ao prédio escolar. Além disso, as obras contemplam a construção de um quiosque no pátio, proporcionando mais um espaço para atividades ao ar livre.

No que diz respeito à infraestrutura elétrica, a escola está finalizando a implementação de uma nova rede, juntamente com o fechamento do prédio utilizando telhas cimentícias. Essa medida busca garantir a segurança elétrica e estrutural do ambiente escolar.

Outras melhorias incluem a troca das calhas e grelhas para coleta de águas pluviais, uma medida importante para o adequado gerenciamento das águas pluviais no local. Paralelamente, está em andamento o enchimento da laje para a ampliação das instalações.

A parte interna da escola também recebeu atenção, com a conclusão da colocação do forro e da instalação da iluminação, promovendo um ambiente mais iluminado e confortável.

Em termos estruturais, a escola passou pela substituição do telhado, incorporando reforços estruturais para garantir maior durabilidade e segurança. Adicionalmente, foi construída uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e realizada a readequação da secretaria e diretoria.

Já as melhorias nos banheiros incluíram a substituição dos vasos por caixas acopladas, troca de portas e uma nova pintura, visando proporcionar instalações sanitárias modernas e funcionais para a comunidade escolar.

“Essas iniciativas representam um esforço significativo em proporcionar um ambiente mais adequado e seguro para o desenvolvimento educacional dos alunos” comenta a secretária de educação, professora Rogéria Nicoletti.

Educação em obras

Até o momento, cerca de R$ 10 milhões já foram investidos em diversas escolas, abrangendo desde pequenas intervenções até reformas estruturais.  Além da EM “Profª Antonia do Canto e S. Cordeiro “, outras instituições já passaram por intervenções que visam garantir um ambiente propício ao desenvolvimento acadêmico e ao bem-estar dos alunos.

Como o CEI “Tia Anastácia” que vem recebendo uma reforma geral que abrange uma variedade de setores, indo desde a substituição do telhado até a revitalização total da infraestrutura elétrica.

Já a EM "Prof.André Franco Montoro", teve um investimento de R$ 2,5 milhões com reformas, para garantir a substituição completa do telhado, colocação de telhas metálicas trapezoidais e uma estrutura metálica de apoio, troca de toda a rede elétrica e iluminação por LED, a substituição do forro por um sistema de PVC em placas removíveis, além de muitas outras melhorias.

A EM "Dom Mathias" foi submetida a reformas na laje, e a EM "Dr. Jair Mendes de Barros", teve seu muro fechado. Na Escola Municipal "Profª Maria de Lourdes Von Zuben", a reforma concentrou-se na quadra e arquibancada, com a instalação de telhas nos vestiários.

Outras intervenções incluíram um investimento de mais de R$ 650 mil na troca de telhado da EM “Prof. Ricardo Junco Neto”, abrangendo tanto a estrutura da escola quanto a da quadra esportiva, sendo planejada a instalação de telhas metálicas do tipo trapezoidal.

O CEI "Pedrinho" teve um redário construído para atividades com as crianças. O Centro de Educação Infantil "Cuca" e a Escola Municipal "Cláudio Gomes" passaram por uma revitalização do parquinho, reforçando o compromisso da administração municipal em proporcionar ambientes adequados para a comunidade escolar.

Todas as obras estão sendo conduzidas de acordo com uma priorização estabelecida, e continuarão a acontecer nos próximos meses, com mais investimentos.
Autor: Camille Heinzl