25 JAN 2024
SEGURANÇA PÚBLICA
GCM recebe novas viaturas e conjunto de armamentos letais e não letais
Foto: Eliel Rezende
Investimento total da Prefeitura foi de R$ 976 mil para reforçar a segurança no município
A Guarda Civil Municipal de Vinhedo recebeu nesta quarta-feira (24), quatro novas viaturas, incluindo uma Base Móvel, duas blazers e um veículo 100% elétrico para somar aos trabalhos da corporação municipal. No mesmo ato foram entregues novos conjuntos de armamentos letais e não letais, incluindo fuzis, munições, drones para fiscalização, sparkes, sprays e espumas de pimenta, além de kit de primeiros socorros.

As aquisições foram possíveis graças às verbas de emenda impositiva da Câmara no Municipal no valor de R$ 350 mil, acrescidos de mais R$ 626 mil de recursos próprios da Prefeitura, totalizando o montante de R$ 976 mil reais.

“Vinhedo é uma das cidades mais seguras do Estado de São Paulo e vamos continuar investindo para minimizar qualquer tipo de vulnerabilidade no município. Já criamos o Centro de Operação Integradas com 600 câmeras, temos novas viaturas, armamentos e ampliamos consideravelmente o efetivo da guarda municipal justamente para coibir qualquer tipo de aumento de criminalidade no município”, destacou o prefeito Dr. Dario Pacheco.

Além do prefeito, acompanharam a entrega dos equipamentos, o presidente da Câmara Paulinho Palmeira, vereadora Inês Diogo, Rubens Nunes, Pastor Léo Fernandes, Rodrigo Luglio, Val Souza, Nilton Braguetto, Tiago de Paula e Thiago Marra; representantes da Polícia Civil de Vinhedo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, guardas municipais da região, representantes do Detran e do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) e autoridades religiosas.

“Estamos muito felizes não só pela reestruturação dos equipamentos, mas pela capacitação dos guardas. Vocês protegem a nossa cidade, precisamos proteger vocês. É um conjunto de ações que corroboram com a nossa segurança, como os investimentos constantes nos esportes e na cultura que ajudam a tirar nossos jovens das ruas. Parabéns a nossa Guarda Municipal”, completou Paulinho Palmeira.

Nova ROMU

A solenidade também marcou o encerramento do curso de capacitação do Grupo de Ações Preventivas e de Pronto Emprego e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e nomeação dos integrantes da GCM que passarão a fazer parte do grupo de comando.

De acordo com o secretário de Defesa e Mobilidade Urbana, Osmir Cruz, a ROMU é uma força tática especial da guarda, planejada em pontos de alta incidência e que demandam o emprego de equipes reforçadas em efetivo e armamento, com treinamento diferenciado. “Este grupo especial é formado por 15 guardas que passaram por treinamento específico, com o objetivo de reduzir a possibilidade de resistência de eventuais infratores da lei e, consequente, a possibilidade de emprego de força física letal”, explicou.
Autor: Ana Cândida Briski