30 JAN 2024
Vinhedo encerra Janeiro Roxo com ação na UBS Meirelles
Foto: Silvia Inês Goncalves
Conversa com pacientes da unidade teve como foco o combate contra a hanseníase

A UBS Meirelles realizou, nesta terça-feira (30), ação para conscientização sobre a hanseníase. O evento foi organizado pela Estratégia Saúde da Família (ESF) e ocorreu das 8h às 11h. O Dr. Cassiano, médico dermatologista da rede, liderou o bate-papo e orientou os usuários sobre os dados epidemiológicos da doença, suas características e o tratamento. O médico se disponibilizou para avaliar se algum dos pacientes presentes teve alguma lesão suspeita, se necessário. Também estiveram presentes no evento alguns funcionários da unidade.

“É importante informar a população sobre os sintomas da doença, os riscos de transmissão e a importância do diagnóstico precoce e do tratamento. O diagnóstico precoce é essencial para interromper a transmissão da doença e evitar a progressão para incapacidades físicas.” comenta a enfermeira da Saúde da Família, Karla Andrade.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos (braços e pernas), com capacidade de ocasionar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, inclusive exclusão social, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado.

Existe grande estigma e preconceito em torno da doença por ser contagiosa, mas a transmissão ocorre apenas a partir de contato próximo e prolongado, por via respiratória, como espirro, tosse ou fala.

É importante ressaltar que a transmissão não ocorre por pacientes sob tratamento para hanseníase.

A doença tem cura, por meio de tratamento oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Principais sintomas

- Manchas (brancas, avermelhadas, acastanhadas ou amarronzadas) e/ou área (s) da pele com alteração da sensibilidade térmica (ao calor e frio) e/ou dolorosa (à dor) e/ou tátil (ao tato);

- Comprometimento do (s) nervo (s) periférico (s) – geralmente espessamento (engrossamento) –, associado a alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas;

- Áreas com diminuição dos pelos e do suor; Sensação de formigamento e/ou fisgadas, principalmente em mãos e pés;

- Diminuição ou ausência da sensibilidade e/ou da força muscular na face, e/ou nas mãos e/ou nos pés;

- Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

Autor: Victoria Sampaio