08 FEV 2024
SANEAMENTO
Novos reservatórios de 1 milhão de litros já reforçam abastecimento da cidade
Foto: Eliel Rezende
Unidades, localizadas no Mirante e Observatório, ampliaram em 245% o volume de água da região leste

Os dois novos reservatórios, de 1 milhão de litros cada, nas regiões do Observatório e Mirante das Estrelas, estão em plena atividade atendendo a população.  Com as novas unidades em funcionamento, a região leste conta com uma reserva 245% maior, aumentando de 1.295 milhões de litros, para 3.175 milhões de litros de água tratada. São cerca de 44 bairros e aproximadamente 25 mil pessoas beneficiadas com a implantação dos novos tanques.

Na área do Mirante, o novo reservatório está funcionando ao lado do outro já existente, também com capacidade de 1 milhão de litros, dobrando a capacidade de armazenamento e distribuição. Já no Observatório, o antigo tanque de concreto de 120 mil litros, foi substituído pelo novo reservatório de aço de 1 milhão de litros, ampliando em mais de oito vezes o volume de água oferecido aos moradores.

Um ato simbólico de descerramento de placas foi realizado pela Prefeitura e Sanebavi na manhã desta quinta-feira (8), para celebrar o início das operações dos dois reservatórios. Ato que estava marcado para quinze dias atrás e que não ocorreu por conta da chuva na ocasião.

O momento histórico, que marca mais uma importante conquista hídrica para a cidade, contou com a presença do prefeito de Vinhedo, Dr. Dario Pacheco, do presidente da Câmara Paulinho Palmeira, da superintendente da Sanebavi, Andréa Campos, dos vereadores Inês Diogo, Thiago de Paulo, Thiago Marra, Mazinho, Rodrigo Luglio, Rubens Nunes, Nilton Braghetto, Pastor Léo Fernandes e Val Souza. Além de secretários municipais, servidores e convidados.

“É um dia de muita alegria e orgulho para a população vinhedense.  Há mais 42 anos não se investia em água em nosso município. Nós construímos a represa 4, estamos construindo a quinta represa e já está sendo planejada uma sexta. A represa 1 está sendo desassoreada, e hoje, nessa manhã única, estamos comemorando o início das operações de dois novos reservatórios de 1 milhão de litros cada. São muitas ações em andamento para ampliarmos a oferta de água à população. Vinhedo está com obras sendo desenvolvidas em todas as áreas”, destacou o prefeito de Vinhedo, Dr. Dario.

A importância da contribuição dos novos tanques também foi destacada pela superintendente da Sanebavi durante o evento. “Estamos diante de uma conquista muito significativa para o abastecimento da cidade. Os dois novos reservatórios vão mudar a história do abastecimento na região leste da cidade. São 2 milhões de litros que estamos acrescentando para distribuição aos moradores dos 44 bairros atendidos por esses sistemas. Demos mais um passo em direção a sustentabilidade hídrica do município, que é umas das maiores batalhas do atual governo. Vamos continuar trabalhando firmes para fazer a diferença e trazer melhorias contínuas para a população”, afirmou Andréa Campos.

Dentro do planejamento da atual gestão pública que, junto a Sanebavi, está realizando o maior investimento em saneamento dos últimos tempos, está ainda, a construção de mais um reservatório na região da Capela, e outro na Estrada da Boiada. Também está sendo viabilizada a ampliação da ETA 2 e a retomada das operações da ETA 3, além da implantação da Adutora do Bom Jardim, canalizando a água que, até então, descia em gravidade até a Represa 1.

Autor: Rebecca Von Zuben