22 FEV 2024
EDUCAÇÃO
Projetos educacionais de Vinhedo são premiados no edital "Nossa Escola Mais Criativa"
Foto: Secretaria de Educação
Os projetos 5º FIC: Celebrando Práticas Sustentáveis para um Futuro Melhor e JAVI receberam destaque na categoria 2 do edital
Duas iniciativas da Rede Municipal de Vinhedo foram reconhecidas e premiadas no âmbito do Edital “Nossa Escola Mais Criativa”. Os projetos 5º FIC: Celebrando Práticas Sustentáveis para um Futuro Melhor e JAVI (Encontro Pedagógico entre Jaguariúna e Vinhedo) receberam destaque na categoria 2 do edital, evidenciando sua inovação e impacto alinhados às dimensões de uma Escola Criativa.

O "5º FIC" refere-se ao Festival de Invenção e Criatividade, um evento organizado em colaboração pela Prefeitura de Vinhedo, Secretaria Municipal de Educação, Ceformi - Central de Formação e Mídias, e Rede de Aprendizagem Criativa (RBAC).

O festival que celebra a inventividade, a colaboração e a educação mão na massa no Brasil, buscou proporcionar uma experiência única de aprendizado, destacando-se por ser o primeiro evento de Vinhedo com certificado "carbon free", reforçando o compromisso sustentável do município. O evento proporcionou ainda um espaço incrível para compartilhar ideias e projetos inspiradores.

O segundo projeto premiado, "JAVI", focou na promoção da colaboração entre educadores, visando uma abordagem mais criativa e colaborativa na educação. Destacou-se pela busca ativa de práticas inovadoras e estratégias pedagógicas que estimulassem a criatividade no ambiente educacional.

Ambos os projetos foram inscritos na categoria 2 do Edital Nossa Escola Mais Criativa, sendo selecionados entre os 150 proponentes de práticas inspiradoras mais bem avaliadas no edital. Os critérios de avaliação incluíram o alinhamento com a aprendizagem criativa, o escopo da iniciativa e o impacto, com foco na viabilidade e evidências de práticas inspiradoras alinhadas às dimensões de uma Escola Criativa.

Os eventos premiados contaram com a participação ativa de professores, estudantes e parceiros, assim como com o esforço das equipes do Ceformi, Proape, Núcleo da Região Metropolitana de Campinas e da Equipe do Programa Escolas Criativas de Jaguariúna.

Como parte da premiação, as professoras formadoras representantes de cada iniciativa, Roberta Taffarello e Érica Nakamura, terão a oportunidade de participar de uma trilha formativa online de 40 horas. Os conhecimentos adquiridos serão posteriormente multiplicados para as equipes de apoio pedagógico da Secretaria de Educação.

“É relevante destacar a conquista obtida por duas iniciativas do município ao serem premiadas no Edital Nossa Escola Mais Criativa. Este reconhecimento destaca a importância contínua de Vinhedo na promoção da aprendizagem criativa e do trabalho colaborativo no cenário educacional” comenta a secretária de educação, professora Rogéria Nicoletti.
Autor: Camille Heinzl